Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 15 de Junho de 2007 às 09:30
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


avaliação foi feita nesta quinta-feira (14.06), em Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá), pelo secretário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, em reunião com os prefeitos ocorrida na Câmara de Vereadores.

O secretário informou aos prefeitos e parceiros como o Banco do Brasil e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), vereadores e lideranças locais, as ações do Programa MT Regional e de 12 dos 15 consórcios em formação em todo o Estado.

“O MT Regional só tem sentido se for provocado. As áreas de saúde e educação já têm orçamento próprio. Mas na área de desenvolvimento regional, geração de emprego e renda ainda não existe uma demanda. E nós estamos em busca dessas demandas”, disse o secretário, explicando os objetivos da expedição Estradeiro do Desenvolvimento Regional, entre os quais, o de identificar as potencialidade de cada região.

Vettorato reiterou que os consórcios são uma iniciativa que deve ser tomada pelos gestores públicos. “Os consórcios são uma decisão dos prefeitos tomarem”, frisou ele. “As soluções dos problemas não estão em Cuiabá. A solução para a geração de renda e emprego está nos Municípios, ao identificarmos as potencialidades regionais e alternativas de emprego e renda”, destacou.

Integrante da comitiva e conhecedor da região do Araguaia, o deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho, enalteceu a decisão do Governo e da AMM para reduzir, por meio dos consórcios, as desigualdades regionais. Ele aposta no potencial da região com investimenos em infra-estrutura e atração de empreendimentos locais.

O prefeito de Confresa, Mauro Sérgio, garante que através dos consórcios será possível discutir o desenvolvimento regional, coisa que nunca foi feita antes em Mato Grosso. De acordo com ele é muito importante identificar as características de cada região, as demandas e sobretudo, buscar juntos, as soluções para os problemas que são comuns para vários municípios. “Nossa região tem um grande potencial turístico que ainda não é explorado. Cada região tem suas potencialidades e acredito que através dos consórcios vamos identificar e desenvolver essas cadeias produtivas e gerar mais emprego e renda para nossa população”, afirmou.

“A gente tem encontrado certa dificuldade em aprovar alguns projetos na área produtiva”, disse o prefeito de Santa Terezinha, Olivan Ferreira Trindade. Segundo ele, duas cadeias produtivas, a do peixe e da seringa, já foram iniciadas no município mas não foram para frente. “Agora trabalhando de forma regional, acredito que nossos projetos serão realizados e terão sucesso. Isoladamente nós, os municípios pequenos, não estamos conseguindo avançar. Por isso considero de suma importância a criação dos consórcios”, comentou.

Para o prefeito de Porto Alegre do Norte, Edin Escorsin, os Municípios do Araguaia precisavam se unir para, juntos, "brigar" para atrair investimentos. "O Governo do Estado resgatou a dignidade da nossa região. Até então, éramos esquecidos", disse ele, que aposta nos consórcios para desenvolver as potencialidades da região.

A reunião em Confresa encerra a série de encontros realizada pela comitiva. A equipe formada por secretários de Estado, técnicos e representantes da AMM, Empaer e Sema percorreu 2.500 quilômetros na região do Araguaia, com encontros e reuniões em seis Municípios.

Nesta sexta-feira, a comitiva participa de um Dia de Campo em Canarana. Depois segue para Gaúcha do Norte, onde se reúne com produtores.





Fonte: Assessoria/Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221628/visualizar/