Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 15 de Junho de 2007 às 07:45
Por: Eliana Bess

    Imprimir


Empresários, artesãos e futuros empreendedores do município de Tangará da Serra e região participam amanhã (15/06) de uma palestra de Comércio Exterior com foco em “Dificuldades Operacionais, Riscos e Vantagens”, na Associação Comercial e Industrial de Tangará da Serra. O evento será ministrado às 19 horas pelo economista e especialista em Comércio Exterior, Vitor Galesso, coordenador geral dos Centros de Excelência em Comércio Exterior, implantados pelo governo do Estado em quatro municípios de Mato Grosso: Várzea Grande, Tangará, Cáceres e Rondonópolis.

A palestra tem como objetivo mostrar as vantagens que o empresário tem ao exportar, seja ele de pequeno, médio ou grande porte e mostrar como poderá usar o Centro de Excelência para isso. E, por fim, os participantes terão uma visão geral sobre comércio exterior.

“Vamos dividir a palestra em três partes, primeiro mostrando as características de exportação e importação e como acontece no Estado. Depois, de que formas vão influenciar para essa finalidade, direcionando também para as pequenas empresas e ainda, como fazer, a exportação e importação usando o Cecomex”, explicou Vitor Galesso.

Temas como aspectos logísticos, as barreiras do comércio exterior, a posição geográfica de Mato Grosso e a estrutura logística também serão abordados durante a palestra.

O evento é gratuito e atende a solicitação de empresários da região, após uma visita dos coordenadores na cidade no mês passado. De acordo com a procura, estima-se um público de 150 pessoas.

Para Galesso, a expectativa é de receber as solicitações dos empresários assim que a palestra terminar e implantar futuros projetos, após um estudo de viabilidade através do Cecomex. “Assim estaremos partindo efetivamente para ação, transformando a idéia do empreendedor em realidade”, frisou.

Também são parceiros do evento, além da ACITS, a Unemat e artesãos em geral.

Vale ressaltar que outras duas ações via Cecomex de Tangará estão em fase de execução. Trata-se de uma palestra sobre Câmbio, que acontecerá no final deste mês, no dia 29. Outra sobre Mercado Financeiro e Investimento que está sendo estudada.

OBJETIVO DO CECOMEX

O Centro de Excelência de Comércio Exterior foi inaugurado em 2006, em Tangará da Serra, pelo Governo do Estado, através da Casa Civil, com o objetivo de multiplicar informações de forma a atender e qualificar o público interessado em comércio exterior para que conheçam melhor não só o mercado, mas suas potencialidades e desafios, além de identificar os principais ramos de atividades econômicas.

Nos municípios de Várzea Grande e Cáceres também foram inaugurados o Cecomex no ano passado. O de Rondonópolis já está todo equipado e desenvolvendo algumas ações, no entanto a inauguração oficial deverá acontecer no próximo mês.

Para o trabalho nos quatro municípios será disponibilizado banco de dados para pesquisa, consultoria e treinamentos para a operacionalização das ações, além de cursos, seminários e workshops periódicos no Cecomex. A idéia é que funcionem em uniformidade, pois um formato único foi desenvolvido para ser executado nos Centros, o diferencial estará na demanda e ações de cada município.

Além do coordenador geral Vitor Galesso, a equipe do Cecomex contará com a consultora Lisaiane Bortolini, ambos definidos pelo governo do Estado para executar o projeto. Como parte desse projeto, nos dias 05 e 06 de julho aproximadamente 20 pessoas participam de treinamento no Cecomex de Várzea Grande. Trata-se do início efetivo dos trabalhos a serem desenvolvidos em Várzea Grande, Tangará da Serra, Cáceres e Rondonópolis. São pessoas selecionadas por cada Centro de Excelência de Comércio Exterior, uma vez que serão multiplicadores em seu município.

De Tangará da Serra estão confirmadas as presenças de Anilson Franchini, diretor de Comércio e Serviços da ACITS e a professora mestre de Ciências Contáveis Karine Medeiros, representante da Unemat. Ambos são parceiros do Cecomex.





Fonte: Assessoria/Casa Civil-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221651/visualizar/