Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 13 de Junho de 2007 às 21:52

    Imprimir


O grupo de Intermediação Financeira, previdência complementar e seguros foi o que mais cresceu na pesquisa do IBGE sobre o PIB do primeiro trimestre, tanto na comparação com o primeiro trimestre do ano passado (9,2%), quanto no acumulado de quatro trimestres (6,1%). O ritmo de crescimento do setor ficou constante na comparação de trimestre contra mesmo trimestre de 2006 e se reduziu um pouco na taxa acumulada, passando de 7,0% para 6,1%. "A oferta de crédito já vem aumentando há muito tempo", comentou o coordenador de Contas Nacionais do IBGE, Roberto Olinto.

O segundo grupo setorial que mais cresceu na comparação das taxas acumuladas em quatro trimestres foi a agropecuária, cuja expansão pulou de 0,5% no acumulado até o primeiro trimestre de 2006 para 5,5% na de até o primeiro trimestre de 2007. Esse salto deve-se principalmente à crise da agropecuária em 2005 e à recuperação em 2006. Em relação ao último trimestre de 2006, porém, a agropecuária teve queda de 2,4%.

Já na comparação só dos primeiros três meses deste ano com o mesmo período do ano passado, a agropecuária cresceu 2,1%. A taxa, a mesma do grupo "administração, saúde e educação públicas" nessa comparação, foi a menor taxa entre todos os grupos setoriais da pesquisa do PIB, empatado com no pior desempenho. "Está havendo crescimento sobre um ano em que já houve crescimento. Calma, a entrada de safras vêm mais no segundo semestre", disse Olinto, sobre o desempenho do setor e a queda em relação ao trimestre imediatamente anterior.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221834/visualizar/