Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 13 de Junho de 2007 às 09:05
Por: Daniel Bramatti

    Imprimir


O Produto Interno Bruto cresceu 4,3% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados agora há pouco pelo IBGE, são o primeiro sinal oficial de que é factível a meta de crescimento para 2007 estabelecida pelo governo ao lançar o PAC, de 4,5%.

Os novos números são os primeiros divulgados desde a revisão da metodologia de cálculo do PIB, anunciada pelo IBGE em março (leia aqui), que revelou uma economia maior e em crescimento mais acelerado do que se imaginava.

As mudanças no cálculo foram elogiadas pelo mercado, mas dificultaram a vida dos economistas - para fazer suas previsões, tiveram de revisar todos os seus procedimentos, que hoje passam pelo primeiro teste de confiabilidade.

As projeções do chamado mercado para o primeiro trimestre variavam ontem de 4,1% (consultoria LCA) a 4,8% (Tendências), passando por 4,3% (MB Associados).

Houve mudanças significativas nas expectativas do mercado nos últimos meses. Quando o Programa de Aceleração do Crescimento foi anunciado, em janeiro, o ceticismo em relação às metas foi generalizado. "Se crescermos 3,5% tem que soltar rojão", disse, na época, o economista Samuel Pessôa, da Fundação Getúlio Vargas.

Mas ainda não é o PAC o responsável pela aceleração do crescimento, já que o programa ainda não deslanchou. O que tem puxado o PIB não são os investimentos governamentais, mas o consumo, os investimentos privados e a recuperação do setor agrícola.

Nos primeiros três meses de 2007, o setor que mais cresceu em relação a igual período de 2006 foi o de serviços (4,6%) - o mais diretamente influenciado pela expansão do crédito e pela lenta e contínua elevação da renda no país. O comércio, um dos subsetores dos serviços, teve expansão de 6%. A indústria cresceu 3% e a agropecuária, saindo de uma longa crise, 2,1%.

Outro ponto importante é a expansão de 7,2% no item Formação Bruta de Capital Fixo - basicamente, investimentos de empresas em construção e aquisição de máquinas. O crescimento forte é um ótimo sinal, pois indica que os empresários estão se preparando para produzir mais.





Fonte: Terra Magazine

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221964/visualizar/