Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 13 de Junho de 2007 às 07:14
Por: Evandro Strieder

    Imprimir


A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa terminou no dia 31 de maio. De acordo com o Comitê Municipal de Erradicação e Combate a Febre Aftosa a campanha é estadual e seguiu orientações do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT).

O prazo para a entrega da comunicação junto ao Indea, sendo a apresentação de toda documentação comprovando que o rebanho foi vacinado terminava na segunda-feira, porém, o prazo foi prorrogado até hoje, 13.

De acordo com a veterinária do Indea em Tangará da Serra, Rosane Viana Scapini, a prorrogação só está valendo para a apresentação das notas fiscais de compra da vacina para 2007, sendo que os pecuaristas que não vacinaram só poderão comprar a vacina para a segunda fase e ainda pagarão multa. “É muito importante que todas os proprietários estejam cumprindo com sua parte, respeitando as normas estaduais. Aqui em Tangará das 1.500 propriedades, faltam ainda aproximadamente 15% delas entregarem sua documentação”, explicou a veterinária.

A vacinação está dentro do programa desenvolvido pelo Indea e esta acontecendo em três etapas que se estendem durante o ano todo. A primeira aconteceu no mês de fevereiro deste ano, onde foram vacinadas as cabeças de gado na faixa-etária de zero a doze meses que, segundo a veterinária, teve um índice negativo de três por cento de propriedades que não apresentaram a documentação necessária dentro do prazo. “Depois da análise do relatório os pecuarista que não fizeram sua comunicação serão procurados pela equipe do Indea e terão que pagar uma multa de R$ 60 por cabeça não vacinada e terão a vacinação dos mesmos assistida”, explicou.

A vacinação da segunda etapa, do rebanho com idade de zero a 24 meses é obrigatória. As fêmeas de três a oito meses também devem ser vacinadas contra a brucelose. A terceira etapa, está prevista para novembro (para animais de todas as faixas etárias).

No Brasil, somente Mato Grosso e Rio Grande do Sul adotaram a cobertura da vacinação em três etapas.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221996/visualizar/