Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 11 de Junho de 2007 às 15:39

    Imprimir


O principal entrave à economia brasileira é o déficit público, na avaliação de especialistas chamados a opinar sobre o clima dos negócios no país. O déficit nas contas públicas superou o desemprego, que figurava até então como maior vilão da economia e que caiu para a terceira posição nesta sondagem. A pesquisa foi conduzida pelo instituto alemão IFO e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O segundo maior problema enfrentado pela economia brasileira na percepção dos especialistas é a falta de competitividade internacional. Segundo Gernot Nerb, do IFO, ela está relacionada à carência de mão-de-obra especializada.

"É coerente com a melhora da situação econômica e é uma situação semelhante a que vive a Europa neste momento", afirmou.

Nerb chamou de positivo o fato de a confiança no governo passar da segunda para a oitava posição na escala de problemas e disse que isso está relacionado à melhora dos fundamentos da economia brasileira.

No mês de abril, o Brasil atingiu a quinta posição (6,4 pontos) no ranking de 12 países, igualando-se ao Chile, mas ainda atrás de Argentina, Peru, Costa Rica e Uruguai. Na média do indicador dos últimos 10 anos, o país cai para a sétima posição também na América Latina.

Entre os problemas que menos afligem os economistas, segundo a sondagem, estão a inflação e dívida externa.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222308/visualizar/