Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 11 de Junho de 2007 às 08:57
Por: Tania Rauber

    Imprimir


Inaugura no próximo dia 04, a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Canoa Quebrada, construída há cerca de 35 km de Lucas do Rio Verde, no rio Verde, divisa com Sorriso. A onra é considerada um grande marco, já que é a primeira PCH que entra em funcionamento no Nortão, e deve contar com a presença do governador Blairo Maggi, prefeitos e diretores.

Desde maio, a unidade passou a operar comercialmente, fornecendo energia para toda a região. Sorriso e Lucas do Rio Verde foram os maiores beneficiados, por estarem mais próximos. As três turbinas geram 28 megawatts de potência.

Foram investidos cerca de R$ 90 milhões na obra, que começou a ser executada em 2005, gerando milhares de empregos no município. Parte dos recursos foram liberados pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), pelo BNDES, e o restante foi investido pela própria empresa, responsável também pela operação e manutenção da usina.

A barragem tem 820 metros de comprimento, 34 metros de altura e duas comportas de controle do excedente de água não utilizada nas turbinas. O reservatório ocupa uma área de 1.050 hectares. A vazão variável de água pode atingir 100 e 250 metros cúbicos por segundo, quando estiver operando com máximo de sua capacidade.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222391/visualizar/