Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 08 de Junho de 2007 às 08:06

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar amanhã (8) da cúpula do G 8, grupo dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia, em Heiligendamm, Alemanha. E vai pedir que prestem atenção ao biocombustível, fonte energética menos poluente que o petróleo e que combinam avanços tecnológicos com geração de empregos. Foi o que o presidente afirmou hoje, em Berlim.

“Queremos convencer o mundo de que os biocombustíveis são a solução para a despoluição do planeta e para a geração de emprego e distribuição de renda”, afirmou Lula durante entrevista.

Ele disse que não abre mão de discutir com os países desenvolvidos a responsabilidade deles de ajudar a despoluir o planeta. E negou que grande parte da Amazônia esteja sendo utilizada para plantação de cana-de-açúcar. “A Amazônia tem 360 milhões de hectares, de matas, e nós temos 381 outros milhões de hectares totalmente preparados para a agricultura. De tudo isso que eu estou falando de terra, apenas 6% é de cana-de-açúcar”, informou.

O presidente tam bém falou da Rodada de Doha, onde se discute livre comércio no âmbito da Organização Mundial de Comércio (OMC). Segundo ele, outro recado que será dado aos países desenvolvidos é que sem o fim dos subsídios dados a seus agricultores, os países em desenvolvimento não vão conseguir exportar produtos agrícolas.

“Eu falo da chance que nós temos que dar aos outros países, que não conseguem vender o seu algodão nos Estados Unidos, que não conseguem vender o açúcar na Europa, países que muitas vezes têm, no algodão ou no açúcar, o único produto de exportação. Então para nós está claro: o mundo rico precisa abrir mão dos subsídios e ao mesmo tempo precisa flexibilizar a entrada dos produtos agrícolas dos países mais pobres”.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222961/visualizar/