Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 08 de Junho de 2007 às 06:15

    Imprimir


O Bank of America (BofA) pretende acusar o tribunal holandês que bloqueou a venda do banco LaSalle, filial nos Estados Unidos do grupo ABN Amro, de ter infringido as leis da União Européia e da Holanda em sua decisão, informa hoje o jornal britânico "Financial Times".

Segundo o BofA, a sentença do tribunal que obrigou a paralisar a compra do LaSalle, numa negociação de US$ 21 bilhões, é "escandalosa" e ignora "incompreensivelmente" as "leis comerciais fundamentais da União Européia e da Holanda, aprovadas para proteger terceiros".

A entidade americana se pergunta em seu recurso de apelação, ao qual o jornal teve acesso, que dano a decisão pode causar às relações entre a Holanda e companhias estrangeiras, caso não seja anulada.

O Bank of America espera que a Corte Suprema holandesa, que na segunda-feira encerrará o prazo para receber a apelação, suspenda o bloqueio, determinado pela relação direta entre a venda do LaSalle e uma futura aquisição do resto do grupo ABN.

O ABN Amro é disputado pelo britânico Barclays, que oferece ? 62,5 bilhões, contra ? 71,1 bilhões do consórcio formado pelo espanhol Santander, pelo britânico Royal Bank of Scotland (RBS) e pelo belgo-holandês Fortis.

Agora a decisão do Tribunal Supremo holandês será fundamental. Se os juízes aceitarem as apelações, o Bank of America poderá comprar o LaSalle. A operação representaria um risco para a opa do consórcio, condicionada à inclusão da filial americana.

Se a Justiça da Holanda mantiver o bloqueio, o Bank of America vai abrir uma ação para exigir do ABN "bilhões em indenizações" por não cumprir o pacto assinado.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222981/visualizar/