Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 07 de Junho de 2007 às 05:37

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, dois aliados que marcaram a política mundial nos últimos anos, se reuniram hoje pela última vez como chefes de Governo de seus países, em Heiligendamm (Alemanha), onde participam da cúpula do G8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo e Rússia).

Os dois discutiram assuntos como a mudança climática e a ajuda ao desenvolvimento. São dois temas em que Blair tem insistido nas últimas reuniões do G8. No entanto, o líder trabalhista não conseguiu convencer Bush a aceitar a proposta européia de reduzir as emissões dos gases que provocam o aquecimento global.

Bush voltou a afirmar que não aceitará limites enquanto China e Índia não se entrarem nas negociações.

A África foi outro tema de discussão, principalmente a luta contra a aids e a situação na região de Darfur, no Sudão.

Os dois líderes também discutiram a tensa relação com a Rússia por causa do escudo antimísseis que os EUA pretendem instalar no leste da Europa.

Bush disse que o dispositivo "não pode deter três ou quatro mísseis", por isso não seria capaz de evitar um ataque da Rússia.

Ele reafirmou que o objetivo é a proteção contra um ataque lançado por países "renegados".

O presidente americano, que se reunirá hoje com Putin após um almoço de trabalho na cúpula do G8, repetiu que a Rússia não é uma ameaça e que a Guerra Fria terminou.

"Não deveríamos ficar nervosos por isto", afirmou Bush.

Blair abandonará seu cargo em 27 de junho, após mais de uma década à frente do Governo britânico.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223094/visualizar/