Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 06 de Junho de 2007 às 17:56

    Imprimir


A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT) intensifica o trabalho de unificação das classes trabalhadoras no interior do Estado, para garantir a consolidação das reivindicações dos servidores públicos municipais.

O presidente da CUT-MT, Julio César Viana, visitou algumas sedes sindicais nos municípios e aponta que a base dos servidores públicos municipais em particular tem enfrentado sérios problemas com as categorias em relação às péssimas condições de trabalho. “Estamos tentando assegurar melhorias em relação a essas situações”, disse. As visitas realizadas em Barra do Garças, Cocalinho, Luciara e Vila Rica resultaram no acompanhamento da CUT no processo de reivindicações junto a consolidação das políticas públicas para os servidores, tanto nas questões relativas aos ajustes salariais quanto às melhores condições de trabalho.

Segundo Viana, a CUT planeja nos próximos dias, apresentar dinâmicas mais ágeis, comprometidas e objetivas nas ações realizadas pelos sindicatos de servidores municipais. Barra do Garças deve ser o primeiro município contemplado nesse sentido. Quanto às demais cidades, a CUT estuda o momento mais oportuno para realizar visitas e garantir assistência adequada às instituições sindicais dos municípios.

Além das preocupantes condições de trabalho, a CUT registrou reclamações dos trabalhadores relativas a retaliações sobre qualquer tipo de movimento reivindicatório, resultando em medidas arbitrárias como transferências dos locais de trabalho a sedes longínquas da residência do trabalhador. Além de medidas punitivas como advertências e ameaças de demissão. “Estamos nos organizando para o enfrentamento dessa situação”, afirmou Viana.

O presidente do Sindicato de Servidores Municipais de Vila Rica (562 km a Noroeste do Estado), Valdemar Meotti de Oliveira, endossa a iniciativa da CUT-MT e colhe resultados positivos das reivindicações acerca da campanha salarial e melhoria nas condições de trabalho. Oliveira destaca que parte das exigências foi acatada pelo Executivo Municipal a exemplo da reforma dos estatutos dos servidores municipais, assim como o retorno da anuidade transferindo o aumento de 3% a cada 5 anos para 2% ao ano. “Estamos caminhando para as melhorias”, pontuou.

O membro da direção estadual da CUT-MT, Alex Ferreira da Cruz, está intermediando o trabalho da central no município de Luciara (1180 km a Nordeste do Estado). Segundo ele, a filiação do Sindicato de Servidores Municipais de Luciara junto a CUT/MT permite assessoramento técnico e político especialmente nas ações relativas à reposição salarial e melhoria do ambiente de trabalho, que ainda é preocupante no município. “É uma parceria para o fortalecimento da classe dos servidores públicos do município”, disse.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223193/visualizar/