Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 05 de Junho de 2007 às 14:18

    Imprimir


A Bolívia retomou suas exportações de gás natural para Cuiabá, com um volume de 2,2 milhões de metros cúbicos a um novo preço de US$ 4,20 por milhão de BTU (unidade térmica britânica), informou o presidente da YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos), Guillermo Aruquipa.

Em declarações à imprensa, Aruquipa destacou que chegou a um acordo com a Pantanal Energia, geradora de eletricidade de Cuiabá, para este fornecimento, segundo o jornal "La Razón" desta terça-feira.

Segundo um acordo assinado em fevereiro passado entre os presidentes Evo Morales e Luiz Inácio Lula da Silva o novo fornecimento deveria começar em 15 de maio. O atraso ocorreu devido a exigência brasileira de receber um volume maior de gás exportado para poder pagar o novo preço. O volume anterior era de 1,2 milhão de metros cúbicos.

A Bolívia exporta diariamente um total de 27 milhões de metros cúbicos de gás para o Brasil, dos quais grande parte abastece Estados do sudeste e do sul, segundo contrato assinado em 1999 e que tem duração de 20 anos.

A administração Morales anunciou que os reajustes nos preços do gás a Cuiabá e de outros componentes, como diesel e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), garantiram à Bolívia uma renda adicional de US$ 140 milhões ao ano.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223439/visualizar/