Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 05 de Junho de 2007 às 07:57

    Imprimir


A implantação de uma usina de álcool em Americana (80 km de Sinop) representará uma forte alternativa de diversificação da economia do Nortão. O empreendimento está sendo instalado em uma área de 10 hectares onde funcionará a destilaria, setor de moagem de cana, tanques de armazenagem, balança, caldeiras e outras dependências.

O complexo industrial deve ser concluído em 18 meses. A previsão é que a usina comece a produzir no primeiro trimestre de 2009. A montagem está sendo feita de acordo com a evolução dos 300 hectares de cana já plantados e que devem chegar a 500 hectares em dezembro deste ano. Isso representará uma produção de 800 mil toneladas/ano e 65 milhões de litros de álcool a partir do funcionamento.

Tão logo inicie a produção de álcool, comecará a segunda fase das obras da usina que duplicará sua capacidade passando para 130 milhões de litros/ano. A área destinada para plantio de cana é de 10 mil hectares na primeira etapa e, de 20 mil, na segunda.

A usina de álcool é do Grupo Marchiori, de Piracicaba (SP) que decidiu se instalar na região Norte por intermédio do suplente de senador Jorge Yanai, e está construindo a usina em sociedade com o empresário João Adelar Konzen. R$ 42 milhões serão investidos no empreendimento que deve gerar 100 empregos diretos e, na época da safra (entre abril e novembro) mais 700 empregos.

"Temos na região um grande potencial para produção de matéria-prima com perspectiva muito otimista que a rentabilidade possa ser superior a de outras regiões, considerando o clima muito favorável desta região", disse o empresário Rubens Tadeu Sampaio, do Grupo Marchiori. Rubens e Jorge Yanai apresentaram ao governador Blairo Maggi, na abertura da Exponop, algumas diretrizes do empreendimento que está'sendo implantado na região. "O governador foi muito receptivo e incentivou este projeto que fortalecerá a economia da região e representará muito empregos", afirmou Yanai.

Yanai estara acompanhando o presidente do Grupo Marchiori, professor Antonio Martinho Marchiori, pesquisador do Pólo Nacional de Biocombustíveis e professor da Escola de Agronomia da USP, em audiência com o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, esta semana. "A região Norte tem muitos desafios e este empreendimento é indispensável. Existe a preocupação com a logística mas acreditamos no asfaltamento da BR-163, além na implantação de hidrovias e ferrovias em Mato Grosso mais cedo ou mais tarde e a iniciativa privada sempre está um passo a frente do governo", acrescentou o suplente de senador.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223514/visualizar/