Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 04 de Junho de 2007 às 10:16
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


MT Regional e consórcios: Governo quer o desenvolvimento de todas as regiões na próxima semana, a gestores públicos, pequenos e médios empreendedores, além de lideranças locais, o Programa MT Regional e a formação de quatro consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócioambiental, contemplando 28 Municípios da região do Araguaia.

O ciclo de palestra sobre o programa de desenvolvimento regional e os consórcios, que visam fomentar as cadeias produtivas, tem início na segunda-feira (11.06), às 19 horas, na Câmara de Vereadores, em Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá).

Barra do Garças é a sede do Consórcios Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Pontal do Araguaia, que ao lado de Araguaiana, General carneiro, Novo São Joaquim, Pontal do Araguia e Torixoréo estão fomentando importantes cadeias produtivas. Lá, os gestores públicos decidiram, com o apoio do Estado, intensificar e criar condições para desenvolver a fruticultura, hortigranjeiros (pupunha), ovino/caprinocultura, turismo (eco-turismo), piscicultura, leite, avicultura, mandioca e seringueira.

Na terça-feira (12.06), a comitiva do Governo, formada por secretários de Estado, técnicos e representantes do Banco do Brasil se desloca para Água Boa (730 km a Leste de Cuiabá) para estruturar o consórcio do Médio Araguaia. Este consórcio é formado pelos Municípios de Água Boa, Campinapolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Querência e Ribeirão Cascalheira.

Os gestores públicos deste grupo de Municípios querem consolidar as cadeias produtivas da fruticultura, hortigranjeiros (pupunha), ovino/caprinocultura, turismo (eco-turismo), piscicultura, leite, avicultura, mandioca e seringueira.

No dia seguinte (13.06), a equipe estará em Alto Boa Vista (1.059 km de Cuiabá) e São Félix do Araguaia (1.200 km a Nordeste de Cuiabá) promovendo visitas a empresas-âncoras(que adquirem a produção dos agricultores), como o Laticínio Pirancanjuba, e reuniões de apresentação do MT Regional e consórcios.

Nesta região, foi criado o consórcio do Araguaia que envolve os Municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, Novo Santo Antonio, São Felix do Araguaia, Serra Nova Dourada. Com solo e clima favoráveis, além de uma natureza exuberante, nesta região é possível desenvolver a fruticultura (abacaxi), piscicultura, leite e ecoturismo.

No penúltimo dia (quinta-feira) da expedição ao Araguaia, a comitiva se reúne, às 14 horas, em Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá), na Câmara de Vereadores, com prefeitos e lideranças de Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Xingu, Vila Rica e Canabrava do Norte. Este grupo de Municípios forma o consócio do Norte do Araguaia para fomentar as cadeias produtivas da piscicultura, pecuária de leite e hortigranjeiros.

A viagem de identificação das potencialidades econômicas do Araguaia e o desenvolvimento da região se encerra na sexta-feira (15.06), em Canarana (823 km a Médio Norte de Cuiabá) com a vista ao Projeto Coluena que visa a produção de sementes na região.

Integram a comitiva os secretários Cloves Vettorato (Projetos Estratégicos), o adjunto e coordenador do Programa MT Regional, Neurilan Fraga, Neldo Egon Weirich (Desenvolvimento Rural), Leôncio Pinheiro(presidente da Empaer), José Aparecido dos Santos (presidente da AMM), Renato José Araújo Barbosa (superintendente do Banco do Brasil), Moisés Sachetti (assessor especial do Governo de Mato Grosso), Adalto Freitas Filho (deputado estadual) e Sildemar Ziezckowisk (técnico ambiental da Sema).





Fonte: Assessoria/Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223699/visualizar/