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Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 04 de Junho de 2007 às 09:46
Por: Elaine Perassoli

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As metas de crescimento previstas pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) no início deste ano foram superadas nos cinco primeiros meses de 2007. Em janeiro, quando o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf assumiu a pasta, a principal meta era aumentar o fluxo de turistas em 20% até o final do ano. Antes mesmo dos seis primeiros meses, dados fornecidos por algumas entidades de classe confirmam que o objetivo foi alcançado.

Para alcançar a meta, o Governo do Estado intensificou o apoio ao Convention Visitors Bureau e mudou algumas estratégias de ação. “Além da articulação política, patrocinamos a presença de bailarinos nos eventos onde estão os nossos públicos alvos. Mostrar um pouco da cultura e das belezas naturais do Mato Grosso contribuiu muito na hora de convencer aqueles que decidem o local do próximo seminário, congresso ou convenção da classe", enfatiza Nadaf.

O superintende do Convencion Visitours Bureau, Omar Lins Canavarros, conta que as mudanças de estratégia e a intensificação do apoio do Governo do Estado e outras entidades, rendeu um aumento de 30% na captação de eventos nos primeiros cinco meses do ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. "Entre janeiro e maio de 2006 captamos 12 eventos. Neste mesmo período em 2007, esse número aumentou para 16, ou seja, 30% a mais", anuncia.

Ele destaca ainda que até o fim do ano serão realizados mais 24 eventos, o que significa cinco a mais que no ano passado, quando foram realizados 19. "Pelo balanço de 2006, recebemos 24.160 pessoas em eventos captados pelo Convention. Cada uma delas deixou em média R$ 864, 71, o que soma um incremento de R$ 20.891.393 na economia de Mato Grosso. Além disso, é importante destacar que a captação de cada uma destas pessoas custou apenas R$ 4,34 para a entidade", explica Canavarros.

Ele aproveita para destacar que a principal arma do turismo é a divulgação e o trabalho em conjunto. Na opinião dele, chegou a hora dos empresários mato-grossenses se unirem e trabalharem em conjunto para o crescimento do setor. "O turismo é um ciclo que atua em efeito dominó. Quando um segmento cresce, conseqüentemente os outros acompanham o desenvolvimento".

Rede hoteleira comemora 70% de ocupação

Para confirmar a informação de Omar Lins Canavarros, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH), Luiz Verdum anuncia o crescimento de 25% na ocupação de hotéis de Mato Grosso nos cinco primeiros meses de 2007. Com isso, o índice de ocupação da rede hoteleira chegou a 70%, quase o mesmo da média nacional que não passa de 80%. "Esta foi a primeira vez que aconteceu isso nos últimos 10 anos e nos deixou surpresos", enfatiza.

Verdum explica que a tendência do turista no início do ano é buscar as praias nordestinas. Com isso, o movimento nos hotéis em Mato Grosso cai muito. No entanto, desta vez os índices de ocupação começaram despencar ainda em novembro do ano passado. "Levamos a situação para uma reunião da ABIH nacional e percebemos que o Brasil todo passava pelo mesmo problema", conta.

No entanto, diferente dos outros anos e dos outros Estados que não têm praias, já no mês de fevereiro os empresários da rede hoteleira perceberam uma reação no mercado. "O movimento foi melhorando e, agora tanto os pequenos, como os médios e também os grandes estão comemorando a ocupação de 70%, índice surpreendente para esta época do ano", ressalta.

Para endossar a informação de Verdum, o empresário Mário Albuquerque de Arruda, que tem um pequeno hotel próximo da rodoviária de Cuiabá destacou que desde janeiro o índice de ocupação se manteve em 80%. "Recebemos empresários, viajantes e, principalmente os turistas que buscam algo mais em conta na hora de se hospedar na Capital", diz destacando que a diária com o café da manhã é de R$ 60,00.

Cada um faz a sua parte

As diversas ações desencadeadas pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e de outras entidades que atuam no setor do turismo também contribuíram para a concretização do crescimento do setor. A partir do dia 18 de junho, Cuiabá terá seis vôos. Isso significa um fluxo de aproximadamente 600 pessoas por dia. "A BRA Transportes Aéreos e a OceanAir Linhas Aéreas implantarão a nova malha aérea integrada. O objetivo é dispor de uma malha integrada, competitiva, concentrada em mercados de média densidade, e com alto grau de conectividade. Cuiabá é um destes 14 novos mercados. Isso mostra e comprova o crescimento do Estado especialmente no setor do turismo", destaca.

Além de Cuiabá, também serão beneficiadas as cidades de Alta Floresta e Sinop. A partir de junho, o aeroporto de Alta Floresta passa a operar vôos noturnos. Esta é uma reivindicação antiga da prefeita Izaura Maria Dias. "Foi uma das primeiras solicitações que recebi quando assumi a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e depois de um trabalho junto à Infraero, conseguimos a autorização para que o aeroporto opere com vôos noturnos", destaca o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf.

Para o superintendente do Convention Bureau, Omar Lins Canavarros a chegada destes novos vôos também desencadeará uma concorrência maior entre as companhias aéreas. Na opinião dele, quem ganha com isso é o turista e o empresário. "As passagens ficarão mais baratas e, conseqüentemente haverá aumento no fluxo de visitantes. Com isso, o custo fica mais em conta e Mato Grosso se torna ainda mais atraente", analisa.

Além disso, o Governo do Estado tem investido na divulgação do Mato Grosso em todo o Brasil e também em outros países. Em 2007 foram feitos três famturs com jornalistas chilenos, argentinos e portugueses. “Uma parceria com a Marinha Mercante garantirá a divulgação de Mato Grosso em 17 países ainda este ano. Além de estarmos na revista de bordo, haverá banner no navio e a tripulação será treinada por técnicos da Sedtur para falar do potencial do Estado”.

A confirmação de um vôo semanal Lisboa-Brasília também garante o aumento de portugueses em Mato Grosso. “Para captar este turista estamos elaborando roteiros integrados com os outros Estados do Centro Oeste”, anuncia. Além da articulação política que é o papel da Sedtur, o Secretário tem atuado na organização de alguns segmentos, orientação para que os municípios encontrem soluções para os seus problemas, qualificação de mão-de-obra do setor, divulgação do potencial de todo o Estado e várias outras.

Efeito cascata beneficia todos os segmentos

Para o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf, este crescimento efeito cascata no setor é o resultado do trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento de Turismo, com o apoio de todo o Governo do Estado e também de outras entidades. "Quando assumi a Sedtur, a meta era aumentar o fluxo de turistas em 20% até o final de 2007. Pelos dados levantados junto a algumas entidades do setor, podemos afirmar que já estamos próximo de alcançar o objetivo antes da metade do ano", disse referindo-se ao aumento de 13% no fluxo operacional do Aeroporto Marechal Rondon, de Várzea Grande, divulgado pela Infraero.

Os pequenos empresários também comemoram um aquecimento na economia. "No fim do ano passado, a situação estava ficando muito complicada, mas desde fevereiro as coisas começaram a mudar, nosso movimento cresceu e a ocupação ficou na casa dos 70%", destaca o gerente de uma pousada na região de Barão de Melgaço, Antônio de Melo.

Omar Lins Canavarros explica que com o aumento de eventos em Mato Grosso, conseqüentemente cresce o movimento de turista em Chapada dos Guimarães, Pantanal e também na região de Manso, considerados regiões turísticas de Mato Grosso. "Os organizadores dos eventos acabam incluindo passeios na programação. Afinal, quem é que não quer conhecer lugares tão famosos como o Pantanal e a Chapada", questiona.





Fonte: Assessoria/Sedtur/MT

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