Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 03 de Junho de 2007 às 15:57

    Imprimir


TEERÃ - O Irã negocia com a Petrobras a exploração de petróleo em duas bacias no mar Cáspio e espera finalizar o acordo até o verão, que no país vai de 22 de junho a 22 de setembro, informou neste domingo, 3, um jornal local citando um diretor da companhia petrolífera iraniana.

Enfrentando crescente pressão internacional para abandonar seu programa nuclear, o Irã tenta atrair investidores estrangeiros para ajudar a desenvolver suas imensas reservas de gás e petróleo. Mas as negociações são lentas e tendem a levar muito tempo para se concretizarem.

Mahmoud Mohaddes, diretor de exploração da Compahia Nacional de Petróleo do Irã, disse ao jornal Tehran-e Emrouz que são necessários 2 bilhões de dólares para desenvolver dois campos de petróleo no mar Cáspio.

A estatal brasileira, por sua vez, afirmou em março que expandiria neste ano suas atividades de exploração no exterior, em países como o Irã.

"As negociações com a Petrobras continuam", disse Mohaddes, de acordo com o jornal, durante uma conferência sobre energia em Paris. "O contrato para explorar dois campos no mar Cáspio será concluído até o verão."

Segundo a televisão estatal iraniana, a iniciativa será a primeira operação de exploração de gás e petróleo no mar Cáspio.

O Irã é o segundo maior produtor da Opec (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), mas analistas afirmam que o país corre o risco de cair da posição por conta da estagnação de suas exportações, em decorrência da falta de investimentos, apontada como resultado das sanções e interferências políticas dos EUA.

A Petrobras reservou 5,6 bilhões de dólares para novos projetos internacionais entre 2007 e 2011. A empresa planeja gastos de mais de 40 bilhões em exploração e produção.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223807/visualizar/