Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 03 de Junho de 2007 às 10:47

    Imprimir


Em meio à euforia do mercado do etanol, o setor sucroalcooleiro começou a fazer as contas e descobriu que o preço atual pode derrubar os investimentos a partir de 2008. 'A situação preocupa.

O preço atual não vai ser suficiente para a expansão dos investimentos no próximo ano. Quem já investiu, tudo bem. Mas quem ainda pretende fazê-lo, vai pensar um pouco', alerta Antônio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica).

O preço do álcool hidratado voltou a cair na semana passada, desta vez para o menor nível desde junho de 2005. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o valor caiu para R$ 0,59 o litro. A supersafra de cana, estimada em 420 milhões de toneladas, ampliou a oferta de álcool e a demanda interna e externa está aquém da expectativa. A tendência de crescimento da oferta até o auge da safra (entre julho e agosto) pode piorar a situação para os produtores. Quem planta está preocupado. 'Os investimentos em novos canaviais ou na manutenção dos atuais estão comprometidos em 2008', diz José Coral, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi). A associação dos usineiros estima que, até 2012, os investimentos em usinas e novos canaviais podem chegar a US$ 17 bilhões. São 86 novas usinas no País que podem ser afetadas e um plano que prevê elevar de 6,3 milhões para 10,3 milhões de hectares de cana. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223863/visualizar/