Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 01 de Junho de 2007 às 15:45

    Imprimir


Os secretários-executivos dos ministérios da Saúde, Márcia Bassit, e da Educação, José Henrique Paim, participam, nesta sexta-feira (1º/6), da cerimônia de abertura da II Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas. O evento abre espaço para a troca de experiências das diferentes iniciativas de educação preventiva em estabelecimentos de ensino e de saúde em todo o Brasil e faz parte das atividades do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). "Ações como essas, que envolvem a comunidade escolar e as equipes de saúde, estimulam o diálogo com os jovens, o que oportuniza a reflexão sobre sexualidade", avalia Márcia Bassit.

Também estarão presentes na II Mostra os representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Marie-Pierre Poirier; da Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Vincent Defourny; e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Alanna Armitage, que são parceiros da iniciativa. A expectativa de público é de cerca de 700 participantes, entre profissionais de saúde, de educação, estudantes, gestores de saúde e educação, além de integrantes de organizações não-governamentais e universidades.

As atividades, que se estendem até domingo (3/6), serão compostas pela apresentação de 157 trabalhos, 50 comunicações coordenadas, 16 oficinas, 12 painéis e dois espaços de diálogo. Outro destaque do evento é a participação de argentinos, chilenos, paraguaios, peruanos, uruguaios e representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) da África e da Ásia. Eles vêm conhecer as ações do SPE e trocar experiências no âmbito da saúde sexual e da saúde reprodutiva.

Atrações - A programação cultural terá início com a apresentação da Orquestra Pão de Açúcar e dos Bonecos Mamãe Taguá e Tamanoá, na noite desta sexta-feira. No sábado, o almoço será marcado pela exibição do filme "Sex Press" - produzido pela MTV e pelo UNICEF - e pela Mostra de Vestuário de Estilo Africano. Às 14h, haverá a apresentação do espetáculo "O Auto da Camisinha", da Companhia de Teatro Hierofante.

Na manhã de domingo, a capoeira do grupo Araúna Brasil poderá ser conferida na entrada Norte do "Minhocão" da Universidade de Brasília (UnB). O filme "Transit" será exibido às 12h30, seguido do grupo de teatro Sorriso, com a peça "Diversidade Sexual Eu e Elas". O encerramento, às 18h, terá a participação do Furacão Katrina, grupo de hip hop, e do Mirabolantes, de arte circense.

Paralelamente, também estará acontecendo a I Mostra Internacional de Cinema "A vida é mais forte que a aids", com a apresentação diária de filmes gratuitos sobre o tema no Cine Brasília. A programação completa da II Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas está disponível no site www.aids.gov.br/mostraspe2007. Já a da mostra de cinema pode ser acessada no endereço www.sabinonline.com.br/mostra.

Histórico - O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas foi lançado em 84 escolas, em 2003. Mas, desde 1995 os ministérios da Saúde e da Educação reúnem esforços para que os temas em saúde sexual e saúde reprodutiva sejam trabalhados nas escolas. A partir de 2004, as estratégias foram expandidas para os 26 estados e para o Distrito Federal. As inovações do SPE foram a disponibilização de preservativos nas escolas, a integração entre escolas e unidades básicas de saúde e a participação da comunidade no processo, sobretudo dos jovens.

Em 2005, foram incorporadas novas estratégias ao SPE, como monitoramento das escolas, ampliação de ações para atingir alunos a partir das primeiras séries do ensino fundamental, o apoio a estados e municípios na constituição de grupos gestores intersetoriais, a realização de oficinas regionais, o apoio a eventos regionais, além da produção, impressão e distribuição de materiais educativos.





Fonte: Agência Saúde

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224203/visualizar/