Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 31 de Maio de 2007 às 08:08
Por: Fabíola Tormes

    Imprimir


Termina hoje o prazo de vacinação da segunda etapa da campanha contra a febre aftosa de 2007, que começou no último dia 1º de maio. Neste período estão sendo vacinados bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses, em todo o Estado de Mato Grosso, exceto o Baixo Pantanal Matogrossense.

Os pecuaristas que ainda não aplicaram a vacina, têm até hoje para fazê-lo, sob pena de pagarem multas e sofrerem outras penalidades previstas em lei. Assim, após a vacinação os pecuaristas tem até o próximo dia 11 de junho para comunicarem a vacinação junto às unidades do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT).

De acordo com o chefe da unidade do Indea de Tangará da Serra, o engenheiro agrônomo Paulo Parente, a intenção é vacinar 100% do rebanho da região de Tangará da Serra. Ao todo são aproximadamente 127 mil para serem vacinados até os 24 meses de idade.

Como estratégia para alcançar os 100% de índice vacinal desta etapa, Parente afirmou que três vacinadores foram colocados a disposição nos Assentamentos. “Já passamos pela primeira etapa da vacinação em fevereiro e agora em maio pretendemos atingir o 100%. Todas as etapas com períodos curtos para garantirmos a imunização durante todo o ano”, disse, referindo-se ainda a terceira etapa que acontecerá em novembro e dezembro. Na primeira etapa foram vacinados animais de 0 à 12 meses, onde o índice de vacinação atingiu 98,40% do rebanho mato-grossense. Já a última etapa atingirá animais de todas as idades.

Sobre a comunicação até o dia 11 de junho, Parente afirmou que esta é tão importante quanto a vacinação. Através dela será possível identificar propriedades que não vacinaram e também contabilizar o rebanho de bovino e bubalino da região. “Estamos atingindo bons índices de imunização, pois acredito que os pecuaristas já estejam conscientizados e informados quanto as datas de vacinação”, disse, ressaltando ainda que outro ponto que faz com que o pecuarista vacinem o rebanho é relacionado a multa. “Não custa nada vacinar, perto do que forem pagar caso houver uma multa ou principalmente se tiver um foco de aftosa na região”.

Quanto a multa para quem não vacinar o gado, Parente afirmou que a média por cabeça de animal é de R$ 60. Para àqueles que não comunicarem na data certa a penalidade é administrativa, como a suspensão da ficha do pecuarista, por determinado período, na unidade.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224432/visualizar/