Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 31 de Maio de 2007 às 07:17

    Imprimir


Com 11 usinas de álcool instaladas atualmente, Mato Grosso contribui com 3,1% de participação na produção nacional de etanol. A projeção do setor no país é para que dentro de cinco anos mais 86 novas usinas sejam instaladas, com concentração em estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com forte geração de empregos e rendas. Porém, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Sucroalcoleiras de Mato Grosso (Sindalcool), Piero Vicenzo Parini, sem previsão de nenhuma a ser instalada em Mato Grosso. Para ele, Mato Grosso necessita melhorar a infra-estrutura para atrair e melhorar a participação no mercado. “Esse é o primeiro passo para construirmos juntos um plano estratégico de desenvolvimento para o setor sucroalcooleiro”, destacou Parini.

Nesta quarta-feira, integrantes da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembléia se reuniram hoje com o governador Blairo Maggi para discutir encaminhamentos que permitam destravar o desenvolvimento e atração de novos empreendimentos no setor sucroalcooleiro no Estado. A comissão presidida pelo deputado estadual Otaviano Pivetta, junto com representantes do setor sucroalcooleiro, quer realizar um esforço conjunto com o Governo do Estado para que Mato Grosso possa integrar os novos investimentos que estão sendo realizados no país na produção de bioenergia, em especial o etanol a partir da cana-de-açúcar.

Um dos mecanismos que possibilitam a atração de novos investimentos no setor, conforme considera o presidente do Sindalcool, é o projeto Zoneamento Sócio-econômico-ecológico (ZSEE), que institui a política de planejamento e ordenamento sustentado no Estado. O projeto que foi retirado da Assembléia em 2005 para revisão e reajustes está em fase final de formatação na Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral e deverá ser encaminhado dentro de um mês para nova apreciação da Assembléia Legislativa.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224445/visualizar/