Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 25 de Maio de 2007 às 15:04
Por: Vívia Lessa

    Imprimir


Nesta sexta-feira (25.05), data em que se comemora o Dia da Indústria, a secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, assinou um termo de cooperação com o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Mauro Mendes, para a capacitação de mais de 2 mil trabalhadores.

A capacitação integra o programa “Indústria em Ação”, que tem como principal objetivo intensificar ações voltadas à qualificação profissional, capacitação empresarial, serviços técnicos e tecnológicos, contribuindo para elevar a competitividade e produtividade das indústrias de Mato Grosso.

Ao todo são 2.440 vagas para cursos oferecidos pelo Senai, instituição integrante do Sistema Fiemt e que coordena todas as ações na área da educação profissional e tecnológica. Estes cursos são direcionados para trabalhadores desempregados e cadastrados no Sistema Nacional de Emprego – Sine/MT, órgão coordenado pela Setecs.

Segundo o presidente da Fiemt, Mauro Mendes, é fundamental investir na qualificação de mão-de-obra. “Um dos principais entraves para o desenvolvimento de uma região, Estado ou país é a carência de mão-de-obra qualificada. De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), comparando os primeiros quatro meses de 2007 com 2006, tivemos um aumento de quase 100% na geração de empregos formais e o segmento da indústria foi responsável por 43% destes números. A parceria com a Setecs visa convergir ações para qualificação e inserção de trabalhadores no mercado de trabalho, alcançando com isso um fortalecimento e desenvolvimento dos setores da economia do nosso Estado”.

O diretor regional do Senai, Gilberto Gomes de Figueiredo, ressaltou durante a assinatura do termo as metas do Programa Indústria em Ação, na área da qualificação profissional o objetivo é qualificar mais de 4 mil trabalhadores e mais da metade das vagas será preenchida com os trabalhadores do Sine. “Além dos trabalhadores já empregados nas indústrias, temos também a preocupação em contemplar aqueles que estão fora do mercado de trabalho devido a ausência de capacitação. O Senai é parceiro antigo da Setecs nas ações de qualificação e inclusão social de cidadãos e neste momento estamos mais uma vez colocando toda a estrutura das nossas unidades para receber os trabalhadores encaminhados pelo Sine”, disse.

A secretária Terezinha Maggi elogiou e agradeceu a iniciativa da Fiemt em disponibilizar as vagas para os trabalhadores desempregados e cadastrados no Sine. “Estamos trabalhando arduamente para inserir os trabalhadores no mercado de trabalho, a equipe do Sine tem alcançado resultados satisfatórios, porém ainda é grande o número de cidadãos que estão à margem do mercado porque não possuem nenhum tipo de capacitação. E a Fiemt, por meio do Senai, tem se mostrado sensível a esta demanda, auxiliando o Governo nesta tarefa. A partir de agora teremos mais 2 mil trabalhadores para oferecer ao mercado e todos capacitados com a qualidade que o Senai oferece”.

Discrepância

De acordo com o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego da Setecs e presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Jean Estevan, há uma lacuna entre o número de vagas captadas pelo Sine versus o número de trabalhadores colocados no mercado de trabalho. “Vários fatores contribuem para essa realidade, mas o principal é a falta de qualificação profissional. No entanto, podemos afirmar, com certeza, que essa lacuna está sendo preenchida. E com a parceria de instituições como o Senai conseguiremos preencher esta lacuna e inserir mais trabalhadores no mercado de trabalho”, afirmou.

Aposta em Mato Grosso

Um exemplo de que o Estado está qualificando cada vez mais seus trabalhadores são as parcerias com empresas instaladas em Mato Grosso como a Construtora Odebrecht (Juscimeira), Santana Têxtil do Brasil (Rondonópolis), a Usina Itamaraty (Nova Olímpia), Perdigão (Nova Mutum) e a Sadia, que, ao invés de trazerem trabalhadores de seus locais de origem ou de outros estados, preferem buscar a intermediação do SINE/MT para suprir sua necessidade de mão-de-obra. Ou como acontece com as empresas genuinamente mato-grossenses como a Barrálcool, de Barra do Bugres, e o Frigorífico Excelência, de Nova Mutum.

A secretária Terezinha Maggi convidou os empresários presentes na reunião da Fiemt para se tornarem parceiros do Governo do Estado e assim contratar mão-de-obra qualificada para suas unidades por meio do Sine. “Todos ganham com isso, a empresa que terá toda a comodidade na hora da contratação, pois o Sine possui uma equipe própria para auxiliá-lo na hora de selecionar o funcionário, e o Estado, que recebe mais recursos federais quando alcança e supera das metas do Sine. Recursos estes que utilizamos para a qualificação de trabalhadores e expansão da rede física do órgão, beneficiando diretamente a população.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225434/visualizar/