Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 21 de Maio de 2007 às 18:28

    Imprimir


Paraguai e Brasil concordaram nesta segunda-feira em aplicar um sistema simplificado de tarifas para o comércio entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, numa medida que busca dar transparência às operações na fronteira.

O sistema deve ser implementado nos próximos 30 dias.

A região é cenário frequente de protestos de pequenos comerciantes que compram mercadorias no Paraguai para ingressá-las como contrabando pela ponte que une os dois países.

"Está se chegando a um acordo para a exportação e importação de produtos, estabelecendo uma taxa comum e um volume que pode ser negociado pelos pequenos comerciantes", afirmou a jornalistas o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Segundo ele, o mecanismo procura formalizar uma atividade "que sabemos que existe, mas que hoje passa por debaixo do pano". Ele ressaltou que os países ainda precisam negociar uma cota e uma taxa de consenso.

Durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao País, o presidente paraguaio, Nicanor Duarte Frutos, disse que ao final de 2007 provavelmente começará a ser construída uma segunda ponte internacional sobre o rio Paraná, um antigo projeto que busca ordenar o comércio e aumentar os controles na fronteira entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.

Os dois presidentes também firmaram um pacto de cooperação sobre saúde animal para evitar a propagação de doenças como febre aftosa, além de um convênio na área de defesa.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226179/visualizar/