Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 19 de Maio de 2007 às 23:00

    Imprimir


BUENOS AIRES - Governadores do Noroeste argentino e do Nordeste brasileiro se comprometeram neste sábado, 19, a fortalecer o Mercosul, e a avançar na cooperação acadêmica, tecnológica, financeira e agropecuária, para "superar as desigualdades regionais".

Assim estabelece o documento final do "Primeiro Encontro de Governadores do Noroeste Argentino e do Nordeste Brasileiro", realizado na província argentina de Tucumán, no marco do Fórum de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do bloco regional, constituído em janeiro, no Rio de Janeiro.

"Reafirmamos a urgência de desenvolver estratégias que tendam à superação das desigualdades regionais, assim como a erradicação da pobreza e da exclusão social", indica a chamada "Declaração de Tucumán", assinada por seis governadores do Brasil, quatro da Argentina e dois vice-governadores de cada país.

Os líderes também expuseram a necessidade de "atuar de maneira conjunta para assegurar a prosperidade de seus povos a partir da paz e da execução de políticas que garantam o desenvolvimento econômico sustentado, com eqüidade social".

Articulação

"Convocamos a articulação, em conjunto, de propostas e iniciativas a fim de elaborar uma agenda inter-regional identificada com as necessidades dos povos argentino e brasileiro", assinalaram os altos funcionários no texto.

Também consideraram fundamental a atuação integrada dos setores público e privado, para explorar de forma conjunta oportunidades de mercado.

"Esta é uma integração regional que destaca as coincidências dos objetivos nacionais, respeitando a rica diversidade que nossas organizações federais têm para oferecer", assinalou o chanceler argentino, Jorge Taiana, no encerramento do encontro.

A declaração foi assinada por Walfrido Mares Guia, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, e pelos governadores da Bahia, Jacques Wagner; da Paraíba, Cássio Cunha Lima; do Maranhão, Jackson Lago; do Sergipe, Marcelo Déda; de Pernambuco, Eduardo Enrique Accioly e do Piauí, Wellington Dias.

Também assinaram o documento os vice-governadores dos Estados do Ceará, Francisco José Pinheiro, e do Rio Grande do Norte, Iberé Paiva.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226430/visualizar/