Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 19 de Maio de 2007 às 15:54

    Imprimir


Após inaugurar uma usina de biodiesel na cidade de Porto Nacional, no Tocantins, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, 18, que, "nos próximos 20 anos, o Brasil será a maior potência energética do planeta Terra." Segundo ele, o biodiesel é "uma revolução para o mundo, que vai acabar usando outro tipo de combustível (biodiesel em lugar de petróleo), que deixe de aquecer o planeta."

Lula acrescentou que ninguém tem "idéia do que está acontecendo no Brasil e no mundo" em termos de renovação energética. "Podemos plantar petróleo através da mamona, da soja e do dendê. O mundo vai ter que se curvar a isso", disse.

E comentou que, ali, no terreno da usina, ligou um trator "movido 100% a biodiesel que não fede, não solta fumaça preta com óleo diesel em volta e tem um combustível que tem cheiro de batata frita, e não tem fedentina." Segundo ele, isso é possível "sem violentar o planeta e contribuindo para gerar emprego e aumentar a renda da população pobre."

O presidente afirmou que o programa brasileiro de produção de biodiesel "foi pensado" para o Brasil e a África. "O mundo rico, se quiser ajudar os países mais pobres... ninguém precisa de esmola, o que precisamos é de investimentos em projetos, porque cada um desses projetos gera milhares de empregos. Presta atenção no que eu estou falando, porque não sei se estarei vivo nos próximos vinte anos. Nesses próximos vinte anos, o Brasil será a maior potência energética do planeta Terra."

Lula anunciou que onde houver inauguração de uma usina de biodiesel, ele estará presente. E anunciou que as próximas usinas a serem inauguradas ficam em São Luís (MA) e Rosário do Sul (RS).





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226485/visualizar/