Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 19 de Maio de 2007 às 15:47

    Imprimir


Os prognósticos para o crescimento econômico global são bons e o cenário está menos propenso a riscos do que antes, disseram os ministros financeiros das economias do G8 em um comunicado no sábado, que pediram o estabelecimento de padrões mais elevados para a crescente indústria de fundos de hedge.

Durante uma reunião de preparação para o encontro que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de junho, os ministros repetiram que um acordo para o livre-comércio mundial na rodada de Doha era responsabilidade de todos, assim como a necessidade de resistir ao protecionismo.

Diante do esforço para combater o aquecimento global, o comunicado citou a energia nuclear como um caminho a ser trilhado e repetiu que os preços altos e voláteis do petróleo mantinham sob constante ameaça a economia mundial e precisavam ser vigiados. Em sua avaliação da economia, o comunicado não fez referência às taxas de câmbio.

Crescimento e inflação

Um rascunho da nota obtida no início desta semana pela Reuters também apontava uma redução nas pressões inflacionárias, porém a versão final divulgada na reunião perto de Potsdam, sudoeste de Berlim, não apresentava esta citação.

"O crescimento global permanece robusto e mais equilibrado nas regiões e entre os nossos países", afirmou o comunicado. "Os riscos diminuíram, porém os preços altos e voláteis da energia continuam sendo uma preocupação e permaneceremos vigilantes", acrescentou.

Clima

A respeito das mudanças climáticas, o comunicado frisou:

"Para garantir a segurança energética e responder às mudanças climáticas, consideramos que a eficiência e a promoção da diversificação energética, que pode incluir tecnologias avançadas de energia como as renováveis, nuclear e carvão limpo, serão importantes."





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226486/visualizar/