Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 16 de Maio de 2007 às 16:18

    Imprimir


Um projeto aprovado pela Petrobras, para implantação de um viveiro de mudas de abacaxi, no município de Nortelândia (MT), pretende mudar a vida de centenas de famílias dos pequenos proprietários rurais que vivem no município, num investimento de pouco mais de R$ 158 mil reais, patrocinado pela estatal do Governo Federal.

O projeto foi dividido em quatro etapas, iniciando com o preparo do solo, no viveiro para o plantio de 03 ha de abacaxi, sendo que 01 ha foi transformado em Pomar. Em seguida a aquisição no Estado do Pará de 100 mil mudas da fruta, bem como o plantio desta quantidade em 02 há, por fim, será a execução dos tratos culturais exigidos pela cultura, neste caso já como parte da contrapartida da Prefeitura Municipal de Nortelândia, proponente do projeto a Petrobrás. A multiplicação vai gerar 1 milhão 250 mil mudas, para em três anos atender 70 famílias do Assentamento São Francisco. A execução foi iniciada em Novembro de 2005.

Tão logo cumpriu as metas estabelecidas no convênio assinado com a empresa patrocinadora, o município adquiriu e doou com recursos próprios, mudas para o plantio de 14 ha, antecipando o atendimento a 14 produtores, sendo 12 no Assentamento São Francisco, 01 (uma) no Assentamento Barreirão e mais uma na Gleba João Paulo, o que possibilitou atender as 70 famílias previstas no projeto, em três anos, já nesta primeira safra, uma vez que as mudas produzidas no viveiro e as pelos produtores, serão suficientes para o plantio de 80 há, restando apenas 58 produtores do Assentamento São Francisco, possibilitando atender 22 parceleiros do Assentamento Barreirão, que previa serem atendidos no quarto ano de execução do projeto. Inicialmente seriam às 70 famílias do Assentamento São Francisco, mas a idéia agora é atender toda a demanda do município, ou seja, as 264 famílias assentadas e mais os pequenos produtores que não são assentados.

Os idealizadores do projeto acreditam que com isso, as famílias terão renda e poderão dar um salto de qualidade de vida no campo, principalmente por que o município já viabilizou a compra da produção de abacaxi, por uma empresa que se instalou na região.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227199/visualizar/