Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 16 de Maio de 2007 às 10:45
Por: Leonardo Goy

    Imprimir


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs uma redução média de 5,43% nas tarifas da Eletropaulo, dentro do segundo processo de revisão tarifária periódica da empresa. A proposta da Aneel, apresentada hoje pela agência, permanecerá no site da empresa de amanhã até 12 de junho, para consulta e recebimento de sugestões das partes interessadas. A Aneel marcou para o dia 14 de junho, em São Paulo, uma audiência pública para debater a proposta. Depois de encerradas as discussões e acertado o índice final de revisão, as novas tarifas começarão a valer a partir do dia 4 de julho.

A Aneel também está propondo um índice de 3,20% para o componente Xe do fator X. Esse índice, se for aprovado, é o que será aplicado nos próximos reajustes anuais da empresa para reduzir o impacto do IGP-M na correção das tarifas. Esse componente tem como objetivo repassar para os consumidores, por meio da redução do impacto do IGP-M os ganhos de competitividade obtidos pela empresa.

A revisão tarifária periódica é diferente do reajuste anual das distribuidoras, pois acontece em média a cada quatro anos. Na revisão tarifária a Aneel traça um amplo retrato da situação operacional e financeira da empresa, para estabelecer um novo patamar para as tarifas.

Segundo a Aneel, a proposta de redução, apresentada pela Eletropaulo, reflete o aumento da produtividade da empresa e a redução do seu custo médio de capital. Segundo a agência essa proposta de redução também reflete a diminuição do custo da energia comprada pela empresa em leilões e a redução do peso da Conta de Consumo de Combustíveis nas tarifas. A CCC é o encargo pago por todos os consumidores do País, nas contas de luz, para subsidiar a compra de óleo combustível usada par gerar energia nas termelétricas dos sistemas isolados, localizados principalmente na Região Norte do País.

A Eletropaulo fornece energia a 5,35 milhões de unidades de consumo em 24 municípios paulistas, incluindo a capital. Durante a apresentação da proposta, o diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, ressaltou que a tarifa para consumidores residenciais da Eletropaulo já é uma das menores do País, e tende a diminuir ainda mais, depois de concluído esse processo de redução tarifária.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227266/visualizar/