Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 15 de Maio de 2007 às 17:19

    Imprimir


O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Afonso Kroetz, disse há pouco que o ministério trabalha com recursos insuficientes para acompanhar o crescimento do agronegócio. Ele participa da audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para discutir os problemas sanitários da agricultura e da pecuária brasileira.

Kroetz afirmou que, na safra de soja de 2006 e 2007, foram detectados 2.407 focos da ferrugem asiática. Essa praga, causada por fungos, ataca inicialmente as folhas localizadas nas partes baixas da planta. Depois, os pontos escuros (ferrugem) espalham-se pelas folhas. Isso provoca um rápido desfolhamento da planta e a redução no número de vagens, de grãos e do próprio peso do grão. As perdas podem chegar a 100% da produção.

Mosca da fruta

O secretário também afirmou que o ministério está preocupado com o monitoramento da mosca da fruta, com o objetivo de evitar que a doença atinja estados como Ceará e Paraíba, que estão livres do inseto. A mosca ataca preferencialmente frutos maduros, onde deposita seus ovos. Depois da eclosão, que ocorre no interior dos frutos, a larva completa o ciclo, saindo apenas para se transformar em pupa, o que ocorre no solo. Normalmente há mais de uma larva no interior do fruto.

Febre aftosa

Em relação à febre aftosa, ele disse que o País aguarda a declaração de Santa Catarina como área livre da doença, sem a necessidade de vacinação. Ele também informou que 5.560 municípios possuem sistema de defesa sanitária regular.





Fonte: Agência Câmara

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227440/visualizar/