Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 10 de Maio de 2007 às 10:41

    Imprimir


A Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) vai lançar a campanha Reforma Política: conhecendo, você pode ser o juiz dessa questão, nesta quinta-feira, 10 de maio, às 15 horas, no auditório Licínio Monteiro, na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Integrantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, Ministério Público, profissionais da imprensa e entidades de classe participam do lançamento, que será feito pelo presidente da Amam, Antonio Horácio da Silva Neto. Participa também do evento o vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Pedro Nelson de Miranda Coutinho.

O principal objetivo da campanha, idealizada pela AMB, é mostrar ao cidadão quais as principais propostas da reforma. Poucos sabem, por exemplo, o que é fidelidade partidária, voto distrital ou financiamento público de campanha.

Para esclarecer cada uma das mudanças em debate, a AMB desenvolveu uma cartilha, baseada no trabalho realizado pela cientista política Ana Luiza Backes e pela advogada Miriam Campelo de Melo Amorim, consultoras da Câmara dos Deputados.

Para o presidente da Amam, a campanha visa um debate proativo num dos assuntos mais importantes da agenda política e social brasileira. “O objetivo é popularizar os principais pontos da reforma que está sendo discutida no Congresso Nacional, levar esse debate para a comunidade e organizar eventos que permitam um amplo debate para o fortalecimento da democracia”, avalia.

A campanha foi lançada nacionalmente no dia 28 de fevereiro, em Brasília (DF). “A Reforma Política é indispensável para o amadurecimento da democracia. E a informação é fundamental para que toda a sociedade esteja engajada em torno deste projeto”, justifica Rodrigo Collaço, presidente da AMB.

Com a campanha Operação Eleições Limpas, lançada em 2006, a AMB percorreu o Brasil inteiro e constatou que quase todos os juízes e cidadãos eram favoráveis a uma reforma política, mas não sabiam o que é a reforma.

A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, por meio de um termo de Cooperação Técnica com a AMB, está distribuindo a cartilha em escolas e entidades de classe de todo o país.

Em Mato Grosso, a Amam distribuirá cinco mil exemplares da cartilha para parlamentares, sindicatos e estudantes. Com uma linguagem direta e simples, a cartilha é distribuída gratuitamente.

Para a jornalista e cientista política Lucia Hippolito, a cartilha tem dois méritos: é didática e explica claramente as vantagens e desvantagens de alguns pontos da proposta. “E escapa da armadilha de tentar propor uma reforma política, ofício que é dos políticos”, avalia.

Para disseminar o projeto, a AMB conta com a mobilização dos seus 14 mil juízes associados, convidados a levar a campanha à sua região de atuação. Além dos magistrados, entidades da sociedade civil também podem participar do projeto, promovendo debates em torno do material produzido pela associação.

Mais informações sobre a campanha, incluindo o trabalho que serviu de base para a cartilha, podem ser encontradas no hotsite http://www.amb.com.br/portal/reforma/ criado especialmente para a campanha.





Fonte: Pau e Prosa Comicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228474/visualizar/