Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 02 de Maio de 2007 às 15:50

    Imprimir


O PP, PTB e PR já indicaram os seus integrantes para a CPI do Apagão Aéreo. O PR e o PTB escolheram os deputados José Carlos Araújo (PR-BA) e Paes Landim (PTB-PI) como titulares da comissão e Léo Alcântara (PR-CE) e Pedro Fernandes (PTB-MA) para suplentes.

Já o PP indicou os deputados Nelson Meurer (PR) e Beto Mansur (SP) para titulares da CPI. O três partidos foram os primeiros da base aliada do governo a escolher os membros da comissão.

Desde a semana passada, a oposição já havia formalizado a escolha de seus integrantes para a CPI. A oposição terá apenas oito das 24 vagas da comissão. O prazo para a indicação dos membros termina à meia-noite desta quarta-feira.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), reúne-se esta tarde com os líderes partidários na Casa para discutir a instalação da CPI. Chinaglia promete abrir os trabalhos da comissão nesta quinta-feira com a escolha do presidente e do relator.

Disputas

Alvo de disputa entre partidos da base aliada e da oposição, a relatoria da CPI do Apagão Aéreo na Câmara se tornou uma espécie de "abacaxi" para os partidos da base aliada do governo. Para evitar o controle da oposição sobre a relatoria, o PT aceita ficar com o cargo. Mas petistas reconhecem, nos bastidores, que o partido que ocupar a relatoria sofrerá desgastes na Casa e junto a opinião pública.

O PMDB, como maior bancada da Câmara, tem a prerrogativa regimental de escolher entre a relatoria e a presidência da CPI. A Folha Online apurou que o partido quer a presidência justamente para evitar desgastes com os deputados --uma vez que as investigações incluem o deputado Carlos Wilson (PT-PE), ex-presidente da Infraero.

O partido também teme que as investigações não tragam resultados concretos sobre a crise aérea, o que poderia desgastar o PMDB na opinião pública. Lideranças do PMDB já adiantaram que o partido vai indicar um petista para o cargo com o objetivo de evitar que o relator seja da oposição.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229604/visualizar/