Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 01 de Maio de 2007 às 09:46
Por: Noelma Oliveira

    Imprimir


Exatos três meses após tomar posse para um mandato de quatro anos na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, 11 parlamentares não descartam uma nova disputa eleitoral no próximo ano. Estimulados pelo partido, pelas lideranças locais ou até mesmo por força da conjuntura municipal, de alguma forma, está evidenciada o interesse na sucessão 2008.

Os deputados estaduais Sérgio Ricardo (sem partido), Walter Rabello (PMDB), Dilceu Dal Bosco (DEM), Wagner Ramos (PR), Wallace Guimarães (DEM), Maksuês Leite (PP), José Carlos do Pátio (PMDB), Gilmar Fabris (DEM), Juarez Costa (PMDB) e Adalto de Freitas, o Daltinho, do PMDB, e José Domingos (DEM) têm o nome citado ou mesmo colocado à disposição para a eleição de prefeito em 2008.

A enxurrada de candidaturas na Assembléia Legislativa ocorre, sobretudo, pela segurança que os legisladores têm de disputar e, em caso de derrota, retomar o mandato. A questão vai mais além: os deputados poderão concorrer sem deixar o cargo. A legislação permite, para tristeza dos suplentes.

Na maioria das vezes, a exemplo de 2004, para insatisfação dos que estão na suplência, o titular não abre mão e continua no mandato. Três deputados disputaram o cargo de prefeito. Foram eles: Sérgio Ricardo, que não se licenciou; José Carlos do Pátio e Campos Neto. Os dois cederam a vaga para os suplentes.

Presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo é o único entre os 10 parlamentares de olho nas eleições do próximo ano que se declara sem partido, embora tenha assinado a ficha de filiação ao PR no dia 6 de março, juntamente com o grupo do governador Blairo Maggi.

Candidato declarado novamente à prefeitura de Cuiabá, Ricardo tem à frente dois fortes adversários. O primeiro, seu colega de Assembléia Legislativa, Walter Rabello. O segundo, o prefeito Wilson Santos (PSDB), candidato à reeleição, que enfrentou Sérgio na disputa de 2004.

Em Várzea Grande, também dois parlamentares deverão se enfrentar nas urnas. Wallace Guimarães e Maksuês Leite estão com os nomes na disputa. A curiosidade é que ambos concorreram, sem sucesso, na eleição de 2004, vencida pelo prefeito Murilo Domingos (PR), candidato à reeleição. Os dois estão hoje no mesmo grupo político e não em apoio recíproco.

Leite entende que as candidaturas deverão ficar mantidas e no próximo ano quem estiver melhor, segundo pesquisas de intenção de votos, se mantém no páreo com adversários fora da base aliada. Os 10 parlamentares que estão na disputa são de municípios-pólos do Estado.

Pela segunda vez na Assembléia Legislativa, ocupando vaga de suplente, Wagner Ramos quer disputar a prefeitura de Tangará da Serra, sua principal base eleitoral. Porém, seu projeto entra em confronto com questões internas do partido.

O atual prefeito de Tangará da Serra, Júlio Cesar Ladeia, é também do PR. A direção regional do partido avisa que as candidaturas vão ser decididas de acordo com as pesquisas de opinião pública. Ou seja, quem tiver melhor sai candidato.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229757/visualizar/