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Politica Brasil
Segunda - 30 de Abril de 2007 às 09:49
Por: José Luiz Laranja

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O deputado José Domingos Fraga (DEM) apresentou projeto de lei que institui a criação da disciplina “Orientação Educacional”, ao currículo escolar para as unidades públicas de ensino em Mato Grosso. A disciplina deverá ser ministrada preferencialmente por profissionais da educação com formação em pedagogia e ou psicopedagogia, cujas ações estarão voltadas à melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade escolar. “A maior parte dos problemas apresentados pelos alunos no ambiente escolar é estritamente de ordem comportamental, ligados diretamente a fragilidades originadas no ambiente familiar, caracterizado por fatores internos e externos”, avaliou o parlamentar.

Na opinião de José Domingos, alguns problemas comportamentais apresentados pelos alunos são tratados pelos profissionais da educação no universo escolar, especificamente em sua atitude pedagógica, porém, “dependendo da postura que o professor ou a escola adota podem alcançar resultados positivos, e, muitas vezes sem quaisquer dificuldades”, justificou o deputado.

Considera-se como prática prioritária do profissional da educação constante no projeto, o trabalho diferenciado na prática pedagógica desenvolvido no interior das unidades escolares que respeite a singularidade do sujeito no processo de aprendizagem e estimule a aproximação das instituições família/escola. “Diante disso, podemos aproveitar ainda o estreitamento das ações de pais/professores - na busca pela superação das dificuldades pelo diálogo e ações objetivas”, explicou ele.

Outro fator de extrema importância é quanto aos conteúdos da “Orientação Educacional” que contemplarão competências sobre prostituição infantil, violência na escola e na família, drogas e outros afrontamentos à cidadania.

“Temos ciência de que a escola, mais que nunca, deve ser flexível e acolhedora num momento para auxiliar o jovem, porém, difícil é conseguir dosar tais ações. Nossa escola carece de políticas educacionais positivas, tal que atenda a demanda cotidiana, até porque, atualmente, sua estrutura curricular não atende a demanda socio-educacional originada entre os alunos”, ressaltou José Domingos.





Fonte: Secretaria de Comunicação

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