Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 27 de Abril de 2007 às 09:44

    Imprimir


O Banco Central manteve em "zero" a expectativa para reajuste da gasolina e gás de cozinha este ano e reduziu de 3,9% para 3,4% a estimativa para a alta nas tarifas de telefonia fixa e de 3,3% para 2,2% a previsão para o reajuste dos preços das tarifas de energia elétrica. As previsões fazem parte da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) realizada na semana passada e divulgada pelo BC.

No documento, o Copom reduziu a projeção para o reajuste do conjunto dos preços administrados, de 4,5% para 4,2%, em 2007. Em 2008, a estimativa de reajuste para os preços administrados caiu de 5,6% para 5,2%. O cenário da ata do Copom considera também o cumprimento da meta de superávit primário (economia do governo para pagar os juros da dívida) de 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) tanto em 2007 como em 2008, mas levando em conta a possibilidade de ela ser reduzida em 0,45 ponto porcentual em virtude do Programa Piloto de Investimentos (PPI).

Reflexos dos EUA O Banco Central destacou que não se pode descartar a possibilidade de desaceleração mais forte da economia dos Estados Unidos do que o esperado. Pelo texto da ata do Copom, os potenciais desdobramentos de uma desaceleração mais forte da atividade econômica dos Estados Unidos sobre a economia global também não podem ser desconsiderados. O documento destaca que a economia brasileira "encontra-se em um ciclo de crescimento com estabilidade de preços".





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230290/visualizar/