Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 27 de Abril de 2007 às 08:02

    Imprimir


O primeiro-secretário da Mesa Diretora, José Riva (PP), que, segundo Percival Muniz, é quem manda na Assembléia mesmo tendo Sérgio Ricardo como presidente, começa a puxar uma frente de oposição ao governo Blairo Maggi. Ele contrapos o governador nos projetos que tratam da carreira e promoções dos policiais militares, ganhou apoio e provocou racha na base aliada. Agora, Riva busca respaldo da maioria dos colegas para impor as primeiras derrotas à então sólida e inatacável administração Maggi.

Além da polêmica em torno dos projetos sobre os militares, uma emenda do deputado Riva vem tirando o sono do governador. Pré-candidato ao Senado em 2010, o pepista defende que 30% dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitaçãosejam destinados aos municípios. Maggi chamou a bancada para se posicionar radicamente contra a proposta. Avisou que, se o governo perder parte do Fethab, as obras ficarão inviabilizadas.

Bem articulado e com poder de "domínio" sobre vários deputados, Riva insiste na proposta, que já conta com apoio de vários deputados. Tanto as mensagens sobre a PM quanto à referente à fatia do Fethab estão na pauta. Para protelar as discussões enquanto o governador permanece nos Estados Unidos, governistas pediram vistas aos projetos.

As divergências se acirra tanto entre os próprios parlamentares quanto destes em relação ao governo, que agora virou alvo de críticas. Muitas são motivadas por interesses políticos-eleitorais, visando aos pleitos de 2008 e 2010.

Na investida contra o governo, Riva conta com apoio da bancada dos Democratas (ex-PFL). Ex-presidente da Assembléia por três mandatos e na cadeira de primeiro-secretário também pela terceira vez, José Riva afirma ser aliado da gestão Maggi e até faz elogios à postura do governador. Por outro lado, não poupa alguns secretários, para quem têm atuação pífia e atuam com desrespeito aos deputados.

Dos 24 parlamentares, todos em tese se manifestam como aliados, já que os tucanos Chica Nunes e Carlos Avalone, que deveriam ser oposição, têm votado com o governo. Até o então opositor ferrenho PT entrou para a base do Palácio Paiaguás. Vai até ocupar cargos, entre eles de secretário de Educação, com a nomeação ao posto, nos próximos dias, do deputado Ságuas Moraes.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230318/visualizar/