Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 26 de Abril de 2007 às 17:24

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu hoje trabalhar duramente pela integração latino-americana nos próximos quatro anos de seu mandato. "Eu quero que vocês saibam que farei mais do que eu fiz no primeiro mandato para consolidar a integração regional, porque acredito que ainda não utilizamos nem 10% do potencial de nossas relações para o desenvolvimento de nossos países", disse Lula, durante discurso no palácio de La Moneda, sede do governo chileno ao lado da presidente Michele Bachelet.

O presidente fez uma defesa da integração regional e assinou uma série de acordos de cooperação entre o Brasil e o Chile. Segundo ele, os países vizinhos precisam recuperar a auto-estima e defender os seus direitos. Um exemplo disso, citou Lula, tem sido as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC). "Quando criamos o G-20 todos diziam que era um grupo falido, mas hoje eu duvido que alguma negociação da OMC possa ser levada sem a participação do G-20", afirmou o presidente.

Ele aproveitou ainda para criticar o protecionismo dos Estados Unidos e da Europa. "Eles dizem que querem um comércio livre, mas não querem abrir seus mercados. Mas nós queremos ser livres para provar que temos competência para conquistar mercados, que até então pareciam mercados dos deuses", ironizou Lula.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230372/visualizar/