Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 26 de Abril de 2007 às 16:34

    Imprimir


O governador Blairo Maggi concluiu, agora há pouco, o segundo encontro com dirigentes de ONGs, na capital norte-americana, informa o correspondente do Só Notícias em Washingtom D.C, Luiz Amaral. Blairo defendeu que Mato Grosso precisa de apoio para ser um Estado "ecologicamente correto, socialmente justo e econômicamente viável". Blairo voltou a defender, assim como no encontro com a ONG TNC (The Nature Conservancy), que seja criada uma compensação financeira para que produtores abram mão do direito de desmatar os 20% que a lei garante. 80% das áreas atuais devem ser preservadas.

Ele apresentou dados apontando queda nos desmatamentos no Estado nos últimos anos, disse que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente tem um sistema moderno de monitoramento e ação fiscalizatória, mas reconheceu que é necessário fortalecer ações para combater os desmatamentos ilegais. "Não somos os vilões como muito se falou por aí", rebateu. Ele também destacou os protocolos de intenções firmados recentemente com organizações não-governamentais para o Estado garantir o desenvolovimento sustentável.

Blairo também detalhou para os americanos o projeto proposto pelo senador Jonas Pinheiro (DEM) para retirar Mato Grosso da área da amazônia legal.

O vice-presidente da Assembléia, Dilceu Dal Bosco, que acompanha Blairo nos Estados Unidos, disse ao correspondente de Só Notícias, que o encontro foi "altamente positivo e que será importante para Mato Grosso receber apoio internacional visando a preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Temos que avançar muito para atingirmos um modelo adequado para a realidade do nosso Estado e aceitável pela comunidade internacional", avaliou.

O governador e comitiva seguem, logo mais às 19:30hs, para Nova Iorque, onde participam de encontros sobre políticas ambientais e com ONGs.

Leia daqui a pouco a entrevista exclusiva do governador Blairo Maggi concedida, agora há pouco, em Washington, ao Só Notícias.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230382/visualizar/