Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 20 de Abril de 2007 às 23:30

    Imprimir


A diretoria do Banco Mundial determinou a criação de um comitê para discutir o destino do presidente da instituição, Paul Wolfowitz, em meio ao escândalo causado pela revelação de que ele beneficiou sua namorada. Em comunicado, a diretoria manifestou "grande preocupação" com essa questão e instruiu o comitê a iniciar seu trabalho "imediatamente". Funcionários do Banco Mundial disseram que o comitê, cujos integrantes não foram identificados, poderia se reunir ainda hoje.

No comunicado, a diretoria do Banco Mundial diz que o comitê deve tratar do assunto "de maneira urgente, eficaz e ordeira" e investigar o caso de acordo com normas relacionadas a "conflitos de interesse e padrões éticos, de reputação e outros que sejam relevantes".

Wolfowitz, que já admitiu ter errado e pediu desculpas, disse que dá "boas-vindas à decisão da diretoria de avançar e resolver essa questão importante". A controvérsia começou com a revelação de que Wolfowitz fez arranjos para que sua namorada, Shaha Riza, funcionária do Banco Mundial, fosse transferida para o Departamento de Estado dos EUA, com salário pago pelo Banco Mundial e elevado em US$ 61 mil anuais, para US$ 193 mil anuais (maior do que o da secretária de Estado, Condoleezza Rice). Riza deixou o Departamento de Estado em 2006 e hoje trabalha para uma organização chamada Fundação para o Futuro, mas seu salário continua a ser pago pelo Banco Mundial.

Hoje, o Pentágono confirmou que seu inspetor-geral investigou, em 2005, que Wolfowitz, então vice-secretário da Defesa, recomendou pessoalmente que Riza fosse contratada em 2003 para fazer um estudo sobre como estabelecer um novo governo no Iraque ocupado. O Departamento da Defesa não divulgou os documentos relacionados a essa investigação, mas concluiu que Wolfowitz, um dos principais arquitetos da guerra contra o Iraque, não violou as normas éticas do órgão.

O governo do presidente George W. Bush, por sua vez, reafirmou seu apoio a Wolfowitz. "Como dissemos antes, o presidente tem confiança em Paul Wolfowitz", afirmou a porta-voz da Casa Branca Dana Perino. Funcionários do governo dos EUA disseram que o comitê de investigação formado pela diretoria do Banco Mundial não tem nenhum representante norte-americano, embora o país seja o maior acionista do Banco Mundial. As informações são da Associated Press, citada pela Dow Jones.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231311/visualizar/