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Politica Brasil
Sexta - 20 de Abril de 2007 às 22:21
Por: Adriane Rangel

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Está tramitando na Assembléia Legislativa um projeto de lei do deputado Chico Galindo (PTB) que institui a “Política de Assistência Psicológica” nas instituições públicas estaduais de ensino infantil, fundamental e médio.

Galindo ressalta que a finalidade é diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem, combater a violência nas escolas e incentivar o exercício da cidadania nessas instituições. “A introdução de valores éticos e humanos no processo de aprendizagem irá contribuir consideravelmente para a diminuição dos índices de criminalidade e violência na sociedade”, disse o deputado.

O parlamentar explica que a psicologia é um instrumento de extrema importância na consecução desses objetivos, “por meio dela é possível melhorar a qualidade de ensino e possibilitar o desenvolvimento humano e intelectual das crianças e dos adolescentes. Obviamente o reflexo desse tipo de cultura será imediatamente percebido”, analisa Galindo.

De acordo com a proposta, o trabalho feito nas instituições de ensino deverá ser prestado por profissionais da área, devidamente registrados no Conselho Regional de Psicologia, nas dependências da instituição durante o período escolar.

A psicóloga Ana Cássia Petroni Rangel ressalta a importância de um profissional da área de psicologia em cada instituição de ensino. “A Secretaria de Educação do Estado possui um número bem reduzido de psicólogos para atender a demanda e não conta com um profissional especifico para cada escola. Este projeto, sendo aprovado, garantirá uma atuação do profissional mais direta, interagindo especificamente com a turma, pais de alunos e a escola como um todo”, observou Rangel.

Para implementação desses profissionais competirá ao estado zelar pela permanência na escola dos alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio, mediante o desenvolvimento de ações integradas entre estabelecimentos de ensino, órgãos estaduais de educação, o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e Ministério Público.

Além disso, compete ao estado também assegurar, de modo articulado e flexível, apoio indispensável ao desenvolvimento de uma escola de qualidade para todos; centrar nas escolas as intervenções diversificadas necessárias para o sucesso educativo de todas as crianças e adolescentes; criar condições que facilitem a diversificação das práticas pedagógicas e criar condições que facilitem o aceso à educação, com o devido apoio de Psicólogos.

Dados do projeto apontam que a rede pública de Educação abrange 141 municípios e 643 escolas, tendo 473.360 mil alunos.

O deputado justifica que a proposta vem somar-se ao esforço que o governo do estado tem empreendido na Educação nesses últimos anos.

Segundo informações da Seduc, Mato Grosso mantém cerca de 25% das escolas de ensino fundamental e mais de 72% das escolas de ensino médio, sendo que a rede estadual oferece diversas modalidades de ensino. As crianças, adolescentes e jovens, pela própria natureza das necessidades, precisam dos psicólogos para orientar, além de ajudar suas famílias.“Com a psicologia clinica nas escolas, os profissionais poderão detectar problemas dos alunos e propor tratamento dos casos, dando assim condições dos mesmos terem um maior aproveitamento nos estudos”, reiterou.





Fonte: Secretaria de Comunicação

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