Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 20 de Abril de 2007 às 09:10

    Imprimir


Um novo estudo detectou um ingrediente natural do sangue humano que bloqueia o HIV-1, a principal versão do vírus causador da Aids, impedindo-o de infectar células do sistema imunológico e multiplicar-se.

Esse bloqueador pode ter um papel na evolução da infecção pelo HIV para a Aids plena, e, como funciona de modo diverso das drogas anti-retrovirais atualmente usadas no combate à doença, poderá levar a novos tratamentos, informam pesquisadores na revista científica Cell.

Os pesquisadores descobriram que fragmentos de uma proteína relativamente abundante no sangue, que decidiram chamar de peptídeo inibidor de vírus, ou Virip, age como um bloqueador do HIV-1.

Além disso, os cientistas mostraram que, com algumas mudanças na formação da molécula, a potência de combate ao vírus aumenta diversas vezes.

"As descobertas revelam um novo alvo para a inibição do HIV, que permanece ativo contra cepas do vírus que resistem a outras drogas", disse o autor do estudo, Frank Kirchhoff, da Universidade Ulm, na Alemanha.

O Virip funciona ligando-se a uma proteína da superfície do HIV, chamada gp41.

O HIV usa essa proteína para estabelecer um primeiro contato com uma célula humana, antes de infectá-la.

O Virip age como uma barreira, impedindo que a gp41 toque a célula.





Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231444/visualizar/