Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 20 de Abril de 2007 às 08:36

    Imprimir


A conclusão foi apresentada em um relatório ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, que analisa possíveis medidas para combater as doenças circulatórias e do coração.

Tais enfermidades matam 1,9 milhão de pessoas por ano na União Européia, segundo dados apresentados pelo membro do Parlamento Europeu Georgs Andrejevs, da Letônia.

Ao redor do mundo, a alta pressão sangüínea atinge aproximadamente 1 bilhão de pessoas, número que deve aumentar em 60% até 2025.

"As conclusões significativas do relatório Impacto da Alta Pressão Sangüínea demonstram a urgência para a necessidade de uma ação política nessa área", disse Andrejevs.

"O relatório destaca o impacto global e os desafios da hipertensão na saúde dos cidadãos e alerta para o perigo de negligenciar o efeito da hipertensão como um mero sintoma."

Morte

A hipertensão resulta em enfraquecimento, cegueira e morte por ataque cardíaco, derrame, falhas no coração ou doença nos rins.

A União Européia quer agora elaborar uma estratégia para combater a doença e, dessa forma, conter os gastos da saúde pública em tratamentos.

Uma das medidas que estão sendo consideradas é o investimento em campanhas de prevenção e educação para incentivar um estilo de vida mais saudável – boa dieta alimentar, exercícios físicos, redução de sal e açúcar, menor consumo de álcool e abandono do cigarro.

O primeiro passo será a assinatura da Declaração sobre a Alta Pressão Sangüínea até o próximo dia 9 de maio.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231454/visualizar/