Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 20 de Abril de 2007 às 08:06

    Imprimir


Médicos alemães conseguiram diminuir a excessiva sudorese da mão direita de uma paciente de 23 anos através de injeções de Botox, segundo o último número da revista médica The Lancet.

O Botox é o nome comum da toxina botulínica, registrada como fármaco, que é usada habitualmente para paralisar os músculos faciais e assim conseguir que as rugas desapareçam.

O uso alternativo do Botox contra a sudorese é a face menos conhecida de uma toxina comumente associada à medicina estética.

A princípio, a comunidade médica internacional desaconselhou o fármaco da neurotoxina produzida pela bactéria clostridium botilinum, para depois voltar atrás e abrir as portas em muitos países, entre eles Estados Unidos em 2002.

O caso da paciente tratada com sucesso no Hospital universitário de Düsseldorf (Alemanha), que apresentava ataques de hiperidrose em uma de suas mãos, lança um pouco mais de luz sobre um uso do Botox, cada vez mais presente nos centros médicos.

A jovem sofria desde pequena de suor excessivo que ficaram mais freqüentes nos últimos anos até chegar a uma média de cinco episódios por dia, de 30 minutos cada um e após os quais sua mão ficava gotejando a secreção.

Estes ataques aconteciam de maneira inesperada e excessiva em momentos de estresse emocional durante a prática de exercício físico ou pela ingestão de álcool ou café.

"A paciente tolerou bem o tratamento e sua qualidade de vida melhorou ostensivamente", afirmam os médicos que participaram do tratamento, que posteriormente e durante seis meses submeteram a jovem a contínuas análises para comprovar que o Botox tinha funcionado.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231462/visualizar/