Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 18 de Abril de 2007 às 17:21

    Imprimir


A Federação Nacional dos Policiais Federais estima que 13 mil funcionários da categoria tenham cruzado os braços nesta quarta-feira (18). Os trabalhadores reivindicam pagamento da segunda parcela do reajuste de 60% prometido no ano passado, além da implantação da Lei Orgânica no setor. Apenas metade do aumento foi pago em 2006, segundo os trabalhadores.

Segundo a assessoria da federação, sindicatos de todo o país já aderiram à greve de 24 horas. Os policiais dos aeroportos adotaram a operação-padrão nos aeroportos. Serviços como emissão de passaporte e outros documentos e investigações devem ser interrompidos. Devem ser mantidas as atividades essenciais, como a vigilância em carceragens e o plantão.

Filas

Nesta manhã, moradores de diversos pontos do país sentiram os efeitos da manifestação. Em São Paulo, os portões da sede da PF estão fechados e cerca de 150 pessoas fazem fila na porta do prédio. Há filas no embarque internacional do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).

No Rio, o sindicato informou que só serviços de emergências continuarão funcionando. Segurança do prédio, controle de armas, flagrantes e a emissão de passaportes só devem acontecer em casos emergenciais.

Em Brasília, a Associação dos Delegados da Polícia Federal organizou uma passeata, junto com os policiais civis. As investigações da Operação Hurricane, que desmontou um esquema de exploração de jogo ilegal, foram suspensas.

Em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com o Paraguai, quinze policiais que aderiram à greve ficaram parados durante a manhã na Ponte da Amizade, para chamar a atenção da população. A fiscalização, entretanto, ocorreu normalmente, porque agentes continuam de plantão na aduana.

Em Pernambuco, os policiais informaram que estão realizando apenas flagrantes, escoltas e proteção pessoal de autoridades. A emissão de passaporte está suspensa.

No Rio Grande do Sul, os agentes programaram um ato público em frente à sede da Polícia Federal em Porto Alegre. Também haverá protestos em frente às 13 delegacias do estado. O atendimento ao público está suspenso.

24 horas

A paralisação foi organizada pela Federação Nacional dos Policiais Federais e outras entidades da categoria. De acordo com a assessoria da federação, a greve de 24 horas começou às 8h desta quarta e deve terminar às 8h de quinta-feira (19).

Nos aeroportos, os policiais informam que costumam verificar a bagagem de parte dos passageiros nos dias de trabalho normais. Por causa da operação-padrão, todos os viajantes devem ser abordados. Por isso, devem ser formadas filas nos principais terminais do país.

Os policiais realizaram um protesto semelhante no dia 28 de março. Depois, tentaram negociar com o governo o pagamento da recomposição salarial, mas não houve acordo.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231700/visualizar/