Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 11 de Abril de 2007 às 16:05

    Imprimir


A Secretaria de Saúde de Mato Grosso, em parceria com o Ministério da Saúde, vai implantar um plano de contingência para controlar a malária na região noroeste do Estado. Só no primeiro trimestre deste ano houve um aumento de 17% do número de casos da doença em relação ao mesmo período no ano passado. Desse total, 78% estão localizados na região noroeste.

O município de Colniza apresenta a situação mais alarmante, 649 casos positivos durante esse período. Segundo o secretário de saúde do Estado, Augustinho Moro, as ações da Força-Tarefa continuarão combatendo a doença no município.

O projeto faz parte do Programa de Controle da Malária e é uma parceria entre o Estado e o Ministério da Saúde, que vão disponibilizar cerca de R$ 120 mil para a primeira fase do controle epidemiológico da doença.

“O Plano de Contingência possui dois objetivos específicos. Um, o fortalecimento das ações de controle da malária e também de outras doenças que afetam a saúde da população. O outro, a ampliação dos recursos necessários para o desenvolvimento das ações”, explica o secretário.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual da Malária, Siriana Maria da Silva, “a Força Tarefa II tem a missão imediata do controle do vetor e na detecção de novos casos, diagnóstico, tratamento e prevenção. Já o Plano de Contingência vem reforçar todas essas ações da Força-Tarefa e promover todas as ações recomendadas pelo Plano de controle da doença em cumprimento das metas estabelecidas no mesmo e ainda estender ações no controle de outras endemias”.

Cabe a Superintendência de Vigilância em Saúde a responsabilidade de coordenar e executar as ações do cronograma. O órgão vai contara também com a parceria dos municípios dessa região e segmentos organizados da sociedade.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232791/visualizar/