Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 11 de Abril de 2007 às 14:18

    Imprimir


Com a presença de representantes constituídos de três importantes esferas econômicas de Mato Grosso, foi realizada nesta terça-feira (10), a primeira reunião da Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Turismo da Assembléia Legislativa. Ao abrir os trabalhos, o presidente da Comissão, deputado Otaviano Pivetta (PDT), destacou a situação atual da economia no estado e elencou os entraves que impedem o desenvolvimento.

"O intuito foi reunir representantes de todos os setores da indústria, comércio e turismo e nos colocar como interlocutores desses segmentos junto ao governo, pois queremos que Mato Grosso se torne um estado moderno”.

“Abrimos, por meio da Comissão, um fórum permanente de debate para tirar o estado do marasmo. Estamos ficando para trás, nesse setor, e quase ninguém vê isso", disse Otaviano. Para ele, caminhar rumo ao crescimento e ao desenvolvimento sustentável passa pela reestruturação de quatro pontos: infra-estrutura, carga tributária, mão-de-obra e preservação do meio ambiente.

"Precisamos de mais estradas pavimentadas para o escoamento da safra, qualificar nossa mão-de-obra. E ainda enfrentamos um imbróglio na questão ambiental e temos que trabalhar para reduzir os impostos. O momento pelo qual passa Mato Grosso merece uma profunda reflexão: temos que sair da produção in natura e partir para a industrialização. Caso contrário, vamos voltar a ser um estado-colônia", alertou Otaviano.

Para o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, a comissão contribuirá para nortear os estudos, trabalhos e projetos para o desenvolvimento. "Temos que nos perguntar que modelo de desenvolvimento queremos para Mato Grosso. Por isso, esta comissão tem uma grande importância", salientou Furlan.

Segundo ele, a oferta de aproximadamente 200 mil empregos, com investimentos de R$ 1,5 bilhão, é a expectativa para o setor industrial mato-grossense nos próximos anos.

A presença de líderes do setor comercial de outros municípios, como Cáceres, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, foi ressaltada pelo secretário de Turismo e presidente da Fecormércio, Pedro Nadaf. "Essa Casa, que é a ressonância da sociedade, deve sempre trazer as discussões com a participação de seus representantes".

O deputado Adalto de Freitas (PMDB), vice-presidente da CICT, enfatizou o potencial turístico de Mato Grosso. "Acredito na potencialidade turística da região que represento [Araguaia] e que nos coloca na possibilidade de sermos um Estado mais rico". Ainda participaram da reunião os deputados Campos Neto (PP), membro titular; Chico Galindo (PTB), suplente, e os pares Wagner Ramos (PR) e Carlos Avalone (PSDB).

Trabalhos

Assim que abriu os trabalhos, Otaviano Pivetta indicou os relatores de dois projetos de lei encaminhados à Comissão. O deputado Daltinho será o relator do projeto que prevê a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas em estabelecimentos às margens de rodovias, de autoria do deputado licenciado Guilherme Maluf. Já Campos Neto ficou incumbido de relatar o projeto que dispõe sobre a comercialização de urnas mortuárias em hospitais públicos ou conveniados ao SUS, de autoria do deputado Zé Domingos.

À comissão cabe analisar os projetos que tratam de assuntos relacionados com a política de desenvolvimento da indústria, comércio e turismo de Mato Grosso; apoiar micro e pequenas empresas; acompanhar políticas de incentivos fiscais; incentivar a implantação do ecoturismo; viabilizar centros e locais de interesse turístico.

Além disso, sugerir ações de relações internacionais e manter entrosamento com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal e do Ministério das Relações Exteriores; entre outras atribuições.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232816/visualizar/