Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 10 de Abril de 2007 às 20:13

    Imprimir


Termina na próxima sexta-feira (13) o curso de Tecnologia Assistida, voltado aos profissionais da área de fisioterapia, terapia ocupacional e ténicos da oficina de produção do Centro Integral de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac). O curso está sendo realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses) e o próprio Cridac.

A capacitação tem como objetivo desenvolver técnicas específicas para que o Centro de Reablilitação possa atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com a adaptação de equipamentos personalizados e especializados, como no caso das cadeiras de rodas, cedidas gratuitamente pelo Cridac e produzidas em série.

Com as técnicas adequadas, ensinadas no curso, as cadeiras de rodas, e outros equipamentos cedidos pelo Centro, são adaptadas e personalizadas para cada cliente. O curso teve início ontem (09), no salão nobre do Cridac, e prosseguirá até sexta-feira (13), em período integral.

Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e profissionais da área de confecção de equipamentos estão participando do curso. As matérias enfocam os novos conceitos em tecnologia assistiva, as diversas categorias adaptativas, sistemas operacionais dos equipamentos, preenchimentos das fichas de avaliação e técnicas de entrevistas para verificação de cada tratamento.

A terapeuta ocupacional, Christina Dutra Baptista, de Belo Horizonte (MG), é a instrutora do curso. "A tecnologia assistiva é um instrumento para reduzir ou eliminar as limitações decorrentes das deficiências físicas, mentais, visuais, auditivas ou motoras encontradas em equipamentos ortopédicos que colaboram para a inclusão social das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência", explicou a instrutora.

Com esse tipo de serviço, qualquer item ou equipamento de locomoção pode ser modificado, projetado ou adaptado para cada pessoa específica. "A partir do momento que a instituição estiver preparada para começar esse serviço é necessário um grupo envolvido para que possam ser feitos os encaminhamentos necessários com equipamentos personalizados para cada necessidade específica", completou a terapeuta.

Os registros do Cridac indicam que, somente no setor de fisioterapia, são atendidos 200 pacientes por dia. No conjunto de todos os serviços, atualmente, o Centro atende, em média, a 600 pacientes por dia gerando uma média mensal de 18 mil procedimentos.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232942/visualizar/