Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 10 de Abril de 2007 às 13:53
Por: Ubiratã Braga

    Imprimir


No segundo domingo do mês de maio, a cada ano, deve ser comemorado o Dia Estadual do Sojicultor. Este é o objetivo da proposta apresentada pelo deputado José Riva (PP) a Assembléia Legislativa, motivado pelas dificuldades que o segmento e seus representantes enfrentam. “O sojicultor enfrenta dificuldades pelas incertezas no cenário mundial das commodities*. Problemas de logística tanto para o escoamento da safra quanto para a compra de insumos e a conseqüência de ter acesso por estradas ruins, ocasiona maior preço do frete. Isso tudo dificulta o agronegócio, marcado pela economia globalizada”, argumentou Riva.

Entre os estados brasileiros, Mato Grosso é o maior produtor de soja, responsável por 24,97% da produção brasileira, seguido por Paraná (21,21%), Rio Grande do Sul (18,45%) e Goiás (22,17%). Entre os municípios, Sorriso (MT) é o maior produtor e obteve crescimento de 8% em relação à safra anterior, atingindo 1,6 milhão de tonelada, o que representou 12,34% da produção estadual. O município possui o melhor IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Mato Grosso. “Não bastassem os problemas comerciais, o sojicultor ainda tem de enfrentar as doenças e pragas que invadem as lavouras de soja das principais regiões produtoras do país. A ferrugem da soja, por exemplo, constitui-se em mais um obstáculo para a obtenção dos resultados almejados pela cadeia produtiva”, observou Riva. “No rastro de Sorriso seguem os municípios de Sapezal, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Primavera do Leste, Tapurah e Diamantino. Deste modo, diante da importância da classe dos sojicultores para a economia do Estado e do Brasil, resta homenageá-los pela persistência e coragem na batalha diária enfrentada”, destaca Riva. A data escolhida para comemorar o Dia Estadual do Sojicultor coincide com a comemoração da emancipação política de Sorriso, que a exemplo dos demais, vem superando dificuldades e contratempos para fortalecer sua economia e buscar o desenvolvimento.

*Commodities são produtos "in natura", cultivados ou de extração mineral, que podem ser estocados por certo tempo sem perda sensível de suas qualidade, como suco de laranja congelado, soja, trigo, bauxita, prata ou ouro. Atualmente também são consideradas commodities, produtos de uso comum mundial como lotes de camisetas brancas básicas ou lotes de calças jeans.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/233008/visualizar/