Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 09 de Abril de 2007 às 10:01

    Imprimir


O senador Jonas Pinheiro (DEM), que deixará o cargo por um período de seis meses após um pedido de licença, articula internamente para que sua cadeira fique com o segundo suplente Jorge Yanai, ao invés do primeiro, o empresário Gilberto Goellner.

Aos 66 anos, o ex-pefelista (agora democrata) pretende descansar e também cuidar da saúde, inclusive com check-up no exterior. No mês passado, ele chegou a ficar hospitalizado em Brasília por quatro dias para descompensação da glicose (hipoglicemia), devido ao excesso de açúcar no sangue.

Jonas já avisou a Yanai que cumprirá o compromisso de campanha de abrir-lhe a vaga no Senado. A posse ocorrerá até o próximo mês. O senador só não definiu a data ainda porque, antes, precisa fechar entendimento com Goellner, que já teve oportunidade de estrear como senador por quatro meses.

Um dos grandes pecuaristas do Estado e líder da bancada ruralista, Jonas Pinheiro já acumula 20 anos de atuação como parlamentar - três de deputado federal (83/94) e um de senador e, como foi reeleito em 2002, ainda tem mais três anos de mandato pela frente.

Yanai será o terceiro suplente do cacique a ocupar cadeira no Senado. O primeiro foi o hoje governador Blairo Maggi. Em 99, Maggi, então primeiro suplente de Jonas, tomou posse e ficou senador por quatro meses. No ano passado, foi a vez de Gilberto Goellner. Agora, o mato-grossense de Santo Antônio de Leverger e chamado pelos amigos de bugrão abre espaço para Jorge Yanai.

Mesmo próximo dos 70 anos e com problemas de saúde, Jonas Pinheiro tomou tanto gosto pela política que ainda sonha em disputar cargo eletivo nas próximas eleições.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/233234/visualizar/