Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 02 de Abril de 2007 às 16:31

    Imprimir


Aproximadamente 100 pessoas participarão do 5º Curso de Sensibilização em Plantas Medicinais, promovido pelo programa Fitoviva, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. O curso, que visa formar multiplicadores, difundir a cultura e a importância dessa prática na saúde pública, será aberto às 8h desta quarta-feira (4 de abril), na Escola Estadual de Saúde Pública. O curso terá duração de 10 semanas. A Escola de Saúde Pública está localizada no bairro Coophema, próximo ao Adauto Botelho.

De acordo com a supervisora do programa, Izanete Geraldini Costa Bieski, o curso objetiva formar multiplicadores, difundir a cultura e a importância dessa prática na saúde pública. O curso terá uma carga horária de 80 horas.

O programa Fitoviva foi criado em 27 de julho de 2004 com o objetivo de recuperar o conhecimento das comunidades tradicionais a cerca da flora regional para redimensionar a relação homem e natureza. "O povo brasileiro possui uma ampla tradição do uso de plantas medicinais, vinculada ao conhecimento popular que foi passado através de gerações. Com o Fitoviva queremos validar cientificamente esse conhecimento", explica a supervisora.

O Fitoviva funciona no Programa de Saúde da Família, localizado no bairro Ribeirão da Ponte, em Cuiabá onde existe uma horta de plantas medicinais. De acordo com Izanete, o custo de produção de fitoterápicos é 90% mais barato e pode ser usado como alternativa de tratamento.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234064/visualizar/