Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 02 de Abril de 2007 às 08:25

    Imprimir


Pesquisadores mexicanos estudam se uma substância presente na agave azul - planta que serve de matéria-prima para a produção de tequila - pode ser usada para transportar medicamentos através do sistema digestivo até o cólon. Assim, tratamentos contra doenças nessa parte do intestino se tornariam mais eficazes.

Segundo Guillermo Toriz González, da Universidade de Guadalajara, "a pesquisa está em fase avançada e se espera que dentro de um ano e meio sejam iniciados experimentos em humanos que sofrem de câncer de cólon, entre outras doenças".

Toriz disse que o estudo começou há um ano, quando foram extraídos da agave azul carboidratos chamados frutanas, capazes de resistir ao ácidos estomacais. Segundo o pesquisador, 80% do tronco dessa planta é composto por frutanas.

Os cientistas usaram essa substância para produzir cápsulas contendo drogas usadas para combater doenças do cólon. Essas cápsulas foram colocadas em um ambiente similar ao do estômago e não sofreram qualquer dano, de acordo com a pesquisa.

Ainda serão realizados outros testes antes de usar ratos como cobaias na experiência. Se o resultado for positivo, a novidade será testada em humano. Toriz salientou ainda que a ingestão de tequila não traz os benefícios causados pelas frutanas. ¿A tequila não tem nada a ver com o estudo. Essa bebida não combate o câncer¿, afirmou.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234169/visualizar/