Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 01 de Abril de 2007 às 06:19

    Imprimir


Os municípios paulistas fizeram neste sábado uma grande mobilização social para alertar a população sobre os perigos da dengue. Chamada de Dia de Combate à Dengue, a campanha reuniu população, associações comunitárias, escolas, empresas e autoridades sanitárias, que - em parceria com os governos municipal e estadual - realizou diversas atividades de orientações e esclarecimentos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 20 mil pessoas participaram das ações durante o dia de hoje em 500 municípios paulistas.

Foram feitas distribuições de panfletos explicativos nas ruas, apresentações de shows e peças de teatros, além de mutirões de limpeza em terrenos, residências e praças. Zficialmente, 15.237 pessoas contraíram a dengue nos três primeiros meses de 2007 em São Paulo. Mas o número de doentes, de acordo com os levantamentos feitos pelos 170 municípios atingidos, é de pelo menos o dobro.

Em Birigüi, a cidade que oficialmente concentra o maior número de casos - 820 - a prefeitura trabalha com o número de 5.144 doentes. Na semana passada, o município teve de espalhar colchões no pronto-socorro para atender a todos. "Agora não há mais essa necessidade, mas a coisa aqui estava feia", disse o prefeito Wilson Carlos Borini (PMDB), que pensou em até em contratar um avião para nebulizar a cidade com inseticida.

Neste sábado, uma das atividades do Dia D em Birigüi foi a ampliação da pulverização nos bairros e pedágios de estudantes com faixas e cartazes sobre a doença nas principais ruas da cidade.

Em Araçatuba, terceira cidade com maior número de casos - 800 -, a prefeitura fantasiou crianças de mosquitos da dengue e criou um personagem, o Zé Limpinho, para chamar a atenção para a epidemia. Todas escolas estaduais da cidade ficaram abertas durante o dia para diversas atividades com relação ao tema.

Ao mesmo tempo, técnicos pulverizaram pontos estratégicos, como borracharias e oficinas, que possuem facilidade em acumular criadouros do Aedes aegypti, e empresas da cidade que possuem maior número de trabalhadores e têm grande fluxo de pessoas.

O dia D, que sempre acontece em novembro, foi antecipado para março. Na cidade de São Paulo, foram programadas caminhada (na praça da Sé e no largo de São Bento), apresentações teatrais e distribuição de folhetos, com participação de escolas de samba. "É importante que a população ajude a combater a dengue agora. Acabar com os possíveis focos do mosquito é essencial", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234249/visualizar/